Aprovada em edital do governo estadual, UCS implantará laboratório de garantia de qualidade para jogos digitais

Iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS destinará mais de 400 mil reais para proposta da Universidade. Ambiente, a ser instalado até final do próximo semestre, sediará serviços como testes de funcionalidade, de interface, de compatibilidade, de carga e performance e de localização para games desenvolvidos por empresas do Estado e do país

Foto: Claudia Velho

A Universidade de Caxias do Sul foi uma das duas contempladas no edital de chamada pública 02/2021, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT), para a implantação de um laboratório de referência para a realização de testes de garantia de qualidade de jogos eletrônicos. A partir do Programa GameRS, o governo estadual destinará R$ 404 mil para o projeto em cada instituição de ensino superior selecionada (UCS e FEEVALE).

No Laboratório de Controle de Qualidade de Jogos Eletrônicos UCSLabQA, com previsão de instalação até o fim do próximo semestre, vários serviços serão ofertados, agrupados na forma de testes de funcionalidade, de interface, de compatibilidade, de carga e performance e testes de localização.

São objetivos específicos do projeto: prestar serviços de consultoria de garantia de qualidade para empresas de jogos, focando nas áreas técnicas (jogo como sistema computacional) e de design (jogo como experiência); promover melhorias contínuas nos serviços prestados por meio da atividade de pesquisa e desenvolvimento de novos métodos de testagem de jogos, aproximando empresas e universidade; e criar oportunidade de iniciação profissional na área de testagem de jogos para jovens estudantes da área de tecnologia.

Consolidação de Ecossistema Estadual

O professor Marcelo Luís Fardo, coordenador dos cursos de tecnologia em Jogos Digitais e bacharelado em Criação Digital da UCS, e também do projeto submetido ao edital, explica que a Universidade de Caxias do Sul possui o objetivo de inserir a Serra Gaúcha no ecossistema de criação de jogos do Estado, para que possa somar-se aos esforços do País na consolidação de um polo mundial da indústria criativa. O laboratório de garantia de qualidade apresenta-se como próximo passo na consolidação desse objetivo, uma vez que é uma demanda das próprias empresas da região como forma de potencializar a qualidade dos jogos oferecidos pelas empresas do Estado e do país, nos mercados nacional e internacional. “Esses serviços são imprescindíveis para garantir a qualidade de qualquer jogo e seu consequente sucesso comercial”, avalia.

A criação do laboratório consiste, dessa forma, em oportunidade de desenvolver e tornar público o conhecimento de referência na área, através de estudos e publicação de metodologias a serem aplicadas neste tipo de teste; possibilitar que este conhecimento seja aplicado por empresas brasileiras; e disponibilizar este serviço de testes às desenvolvedoras de jogos eletrônicos nacionais neste período de construção do mercado brasileiro de Testes de Garantia de Qualidade de jogos eletrônicos.