Aprovado financiamento para asfalto no interior

As comunidades do interior de Bento Gonçalves começam o ano de 2014 com ótimas notícias. O projeto de financiamento de R$ 65 milhões para pavimentação em vias de chão batido nos distritos de Faria Lemos, Vale dos Vinhedos, São Pedro e Tuiuty foi aprovado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – antiga Corporação Andina de Fomento (CAF). A possibilidade havia sido anunciada pelo SERRANOSSA na edição do dia 6 de dezembro do ano passado. O Prodettrans pretende pavimentar 65km em 15 áreas do interior. A previsão é que as obras se iniciem até o próximo ano.

Conforme o Secretário de Governo, César Gabardo, por se tratar de um financiamento internacional, agora o projeto terá que passar pela comissão do Ministério do Planejamento para ser cadastrado. “Comemoramos está primeira etapa vencida, que foi a aprovação do projeto pelo CAF, agora vamos buscar acelerar o processo para que a comunidade comece a receber a pavimentação e, assim, levar mais desenvolvimento para essas famílias”, destaca.

De acordo com o prefeito Guilherme Pasin, a definição das 15 áreas que serão beneficiadas começou com um levantamento prévio realizado pelas subprefeituras e avaliado individualmente, até definir a lista dos roteiros que serão abrangidos pelo financiamento. “É um grande desafio que está apenas começando. Os roteiros foram avaliados, estudados e abrangem grande parte do nosso interior. Sem dúvida vamos buscar favorecer ainda mais o turismo. Mas, o mais importante é fortalecer a nossa intenção de fazer com que os jovens permaneçam na zona rural”, completa.

No final de outubro, foi oficializado com o Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul) um contrato de financiamento de R$ 3 milhões. Os recursos serão destinados à pavimentação de mais dois trechos, no Vale dos Vinhedos e em São Pedro.

Trechos incluídos no CAF:

Faria Lemos:
Trecho A: Estrada da Vindima, ligação com o Vale dos Vinhedos
Trecho B: Vale Aurora/Eulália Baixa
Trecho C: Eulália Alta
Trecho D: linha Alcântara até acesso ao Vale Aurora
Trecho E: estrada Ferro Velho, na Eulália baixa
Trecho F: estrada que liga as localidades de Imaculada, São Valentim 96, linha Ferri e São Luiz

Vale dos Vinhedos:
Trecho A: linha 40 da Graciema até a sede da comunidade
Trecho B: linha Santa Lúcia

São Pedro:
Trecho A: estrada de acesso à Casa do Tomate e ao Atelier Bez Batti
Trecho B: VRS-855, principal ligação com o município de Pinto Bandeira
Trecho C: rua Ângelo Luchese, no Barracão
Trecho D: Via dos Imigrantes, no Barracão 

Tuiuty:
Trecho A: estrada que inicia no entroncamento com a RSC-470 (km 200), em Veríssimo de Matos, até o entroncamento com a linha Ferri
Trecho B: prolongamento da rua Mário Salton até as proximidades da empresa Sucos Menoncin
Trecho C: rua Fiorinda Pedrotti Cainelli, até o campo da Sociedade Grêmio Tuiuty

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.