• Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi
  • Tacchini Sistema de Saúde

Aqueça com um chá

  • Vinícola Garibaldi

Para aquecer, acalmar, digerir melhor os alimentos ou simplesmente para degustar, os chás são bebidas milenares com propriedades terapêuticas e com uma imensa variedade de sabores, cores, aromas e efeitos no organismo. No inverno, são ótimos para ajudar a aquecer, tanto durante o dia, quanto antes de dormir. 

A nutricionista Leticia Bettinelli, de Bento Gonçalves, observa que, apesar de ser uma bebida natural e terapêutica, o consumo deve ser moderado, evitando beber chá no lugar de água ou abusar dos tipos laxativos, como sene. “A água pura é insubstituível, inclusive no inverno. Além disso, os chás laxantes podem causar dependência”, alerta.

Observando as restrições, como chás de canela, que não são indicados para gestantes, a bebida pode ser desfrutada com moderação, de duas a três xícaras por dia. Os chás mais indicados, inclusive para crianças, são os de camomila, cidreira, erva-doce, hortelã, poejo, macela e os de frutas em geral.

Os chás potencializam os benefícios específicos de cada planta e ainda ajudam o metabolismo no processo de desintoxicação através das catequinas. Eles também estimulam a hidratação do organismo, o que auxilia o funcionamento intestinal, a produção de enzimas digestivas, o equilíbrio hídrico de todas as células, diminuindo, inclusive, inchaços. Apesar dessa ampla lista de benefícios, os chás devem ser consumidos com cautela, principalmente por quem sofre de doenças crônicas.

Diurético: estimula o funcionamento dos rins, diminuindo inchaços (edemas) e, com isso, pode ajudar no controle da hipertensão arterial. Ervas: chapéu-de-couro; rosa-mosqueta; folha de abacate; quebra-pedra e cavalinha;

Laxativo: auxilia no funcionamento intestinal. Ervas: folhas de sene; jalapa; funcho (ou carqueja);

Tranquilizante: age como indutor de sono e tranquilizante. Ervas: folhas de melissa, sementes de maracujá doce, erva cidreira e alfazema;

Antigripal: auxilia no alívio de quadros gripais, resfriados e descongestionante de vias aéreas respiratórias;

Chá digestivo: elimina gases intestinais, harmoniza o estômago, alivia contrações dolorosas do estômago e do intestino. Indicado em casos de dispepsia nervosa, enxaqueca de origem digestiva, dismenorreia, cólicas infantis, asma e espasmos brônquicos. Ervas: semente de erva-doce, cascas de laranja com canela, camomila e boldo;

Chá verde: rico em flavonoides, substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce e é indicado até na prevenção de câncer. Contêm manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Além de todos esses efeitos, o chá verde acelera o metabolismo ajudando a queimar a gordura corporal.

Fonte: Portal Minha Vida – Endocrinologia FilippoPedrinola

Reportagem: Alexandra Duarte

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também