Armamento de grosso calibre é apreendido no RS

A investigação apurou um alto comércio de armas de fogo, com venda até mesmo de armamentos de guerra

Foto: Polícia Civil

Nesta terça-feira, 21/11, a Polícia Civil, por meio da 3ª Divisão de Investigações do Narcotráfico (DIN/DENARC), apreendeu três fuzis, sendo um AK 47, um Colt de edição limitada, duas metralhadoras, uma espingarda e seis pistolas durante a Operação Moratorium.

Também foram apreendidos vários carregadores e centenas de munições de todos os calibres, inclusive de rifle e fuzil .762 e .556. Ao todo, foram presas duas pessoas e apreendido um veículo.

O objetivo da ação consistiu em desarticular uma associação criminosa estabelecida na Região Metropolitana de Porto Alegre e responsabilizar criminalmente suas lideranças. Cerca de 50 policiais civis cumpriram sete ordens judiciais de busca e apreensão domiciliar, além de uma prisão preventiva contra a liderança do grupo.

Segundo o Delegado Gabriel Borges, o trabalho investigativo iniciou em decorrência da prisão de uma mulher, no início de 2023, por comercializar ilegalmente armas de fogo na cidade de Gravataí. A investigação apurou um alto comércio de armas de fogo, com venda até mesmo de armamentos de guerra.

Além da prática de agiotagem a juros altíssimos, extorsão e ameaça, o grupo atuava na venda de entorpecentes em Porto Alegre, Região Metropolitana e Litoral.

O Delegado Gabriel Borges destaca que “a operação é fruto de um trabalho específico do DENARC em desarticular a venda ilegal de armas de fogo, uma vez que esses armamentos de guerra são utilizados, além das guerras entre facções, na prática de crimes patrimoniais.”