Artes marciais: escolha qual mais combina com você

As artes marciais são técnicas milenares de defesa pessoal aplicadas inicialmente no combate militar. Presentes em todos os cantos do mundo, se caracterizam por não utilizarem armas de fogo e terem no corpo o principal instrumento de defesa e de ataque. Praticar uma arte marcial é uma atividade excelente para quem pretende entrar em forma. Além de possuírem um caráter estratégico, que exige atenção, foco, determinação e domínio de técnica, elas também mantêm seus praticantes em constante movimento. O objetivo é o aprimoramento da arte de realizar uma luta justa e de proteger a si mesmo. 

Diferentemente de outros esportes, as artes marciais são reconhecidas pela sutileza. O objetivo da defesa nunca deve estar acima de questões morais, desafiando seus praticantes a descobrirem a forma mais rápida e eficiente de resolver o conflito.

Segundo Gilson Barcelos, praticante e amante das artes marciais, os benefícios dessas práticas vão além do óbvio. “Provocam uma melhora na saúde devido à prática de atividade física e aprimoram a flexibilidade”, diz. Em função dos milhares de anos que fundamentam as técnicas, o praticante também acaba entrando em contato com culturas muito específicas, antigas, nas quais a filosofia regia todas as esferas da vida. “Há um desenvolvimento de aspectos filosóficos, culturais e espirituais, principalmente na prática dos estilos orientais”, afirma Barcelos.

Se as artes marciais trabalham basicamente a defesa pessoal, outro benefício de quem a pratica é um aumento na autoestima. Na medida em que o indivíduo percebe que é capaz de se proteger de um ataque, ele se sente mais confiante em suas capacidades e habilidades. Nesse aspecto, conta tanto o resultado do aprendizado da técnica quanto o desenvolvimento do espírito de um lutador, que sente menos medo por considerar-se preparado para o combate.

Aliás, este é um ponto muito importante na hora de escolher a sua prática. Com tantas opções, é fundamental buscar aquela que vai ao encontro dos seus objetivos. A primeira questão é: você quer só se exercitar ou procura por uma técnica que lhe permita sentir-se mais seguro? É respondendo a essa pergunta que uma modalidade majoritariamente masculina ganha o peso da presença feminina. “Apesar das mulheres gostarem mais das atividades consideradas menos violentas, há uma grande procura pelos estilos de solo, como o judô e o jiu-jítsu, devido à grande proteção que suas técnicas oferecem contra os casos de estupro, por exemplo”, explica Barcelos.

Se o objetivo é uma modalidade que ofereça grande perda calórica, Barcelos diz que as mais indicadas são as que utilizam técnicas de pernas, como o caratê ou taekwondo. Já o tai chi chuan pertence à categoria de artes marciais em que a prática é realizada de forma relaxada. Os movimentos, além de suaves, são lentos e o objetivo é alcançar o equilíbrio através da conciliação entre os extremos. Durante a prática, a atenção se mantém nas mãos e no deslocamento de energia ao mesmo tempo em que trabalha os princípios de autodefesa. 

Os benefícios das artes marciais são muitos e são visíveis tanto no nível físico, quanto no emocional e no social. A prática de qualquer modalidade não tem contraindicações. É recomendado apenas respeitar a idade mínima de cinco anos e, antes de iniciar a luta escolhida, consultar um médico por questão preventiva.

 
Fonte: Minha Vida
(www.minhavida.com.br)

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA