As experiências que o vinho proporciona
Inovação e criatividade. As vinícolas de Bento e região têm buscado proporcionar diferentes experiências aos seus visitantes ao longo de todo o ano. Na última reportagem da série Turismo do Vinho, o SERRANOSSA mostra as atrações que exploram a natureza, a história e os sabores e aromas de cada local, proporcionando momentos inesquecíveis para quem busca conhecer mais sobre a região da uva do vinho.
Na vinícola Dal Pizzol, localizada na Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos, por exemplo, é possível viver diferentes experiências. Uma das mais marcantes é a degustação às cegas. Com os olhos vendados, os participantes são convidados a experimentar com mais intensidade a arte de degustar vinhos. São sons, toques, sentimentos e sabores que fazem todo o sentido, quando não se tem o olhar para guiar a outras interpretações.
Ainda na Dal Pizzol, o visitante pode conhecer o Ecomuseu do Vinho, os Vinhedos do Mundo e também participar do “Piccole e Piacere”, uma espécie de piquenique, só que em vez de tapetes espalhados no chão, são balanços, poltronas, bancos e cadeiras feitas de pallets, de pipas e de cepos e tocos de árvores, que montam pequenos cenários à beira de lagos, à sombra de árvores.
Pôr do sol
Já na Don Giovanni, em Pinto Bandeira, a grande atração é o pôr do sol. Os turistas são convidados a degustarem rótulos da casa em um deck construído em meio aos parreirais da vinícola, assistindo o sol adormecer. A vista é de tirar o fôlego. A Don Giovanni ainda oferece piquenique nos vinhedos e jantares harmonizados, com horário marcado. No cardápio, a especialidade da casa, um risoto de alcachofra – produzida na própria vinícola.
Passeio de 4×4
Na Cave Geisse, também de Pinto Bandeira, duas atrações se destacam. A primeira é o passeio de 4×4 pelos vinhedos da vinícola, chamado de Geisse Experience. Além da beleza única do local, são feitas paradas estratégicas em meio à mata, com vista para um riacho. Ao degustar espumantes ali mesmo, o visitante é convidado a ficar três minutos em silêncio para ouvir todos os sons da natureza. A programação contempla passeio entre os parreirais e parada em um belvedere, construído no ponto mais alto da área.
A segunda atração é o Open Lounge Experience, que oferece drinks, taças e garrafas de espumantes e comidinhas gostosas no charmoso jardim da vinícola. A dica é pedir uma porção de empanadas chilenas, especialidade da matriarca da família Geisse.
Harmonização
A Peterlongo, em Garibaldi, também oferece diversas atrações para seus visitantes. O que tem atraído muitas pessoas são as sessões de cinema no jardim da vinícola, que ocorrem uma vez por mês. A próxima, e última da temporada, está marcada para o dia 24 de março. Ao longo de todo o ano, uma atração que permanece é o almoço harmonizado. Com agendamento, é possível escolher os pratos a serem degustados com os vinhos e espumantes da casa.
O jardim mais colorido
Já na Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, não tem quem resista ao charme do Wine Garden, o jardim mais colorido da Serra Gaúcha. O espaço já ganhou manchetes nacionais por trazer inovação para o turismo local. Trata-se de um amplo espaço, ao ar livre, com um farto cardápio de guloseimas e quitutes, além de drinks especiais. A decoração, feita com pallets, móveis antigos, flores e panos coloridos, é encantadora.
Na Aurora, em Bento, conhecer o curioso processo de fabricação dos vinhos, percorrendo o túnel subterrâneo histórico e observando as marcas do tempo que contrastam com a tecnologia, é de deixar qualquer pessoa impressionada. Durante o passeio, o destaque é o corredor das bandeiras, posicionadas em meio a pipas históricas, que marcam as parcerias comerciais que a vinícola tem ou já teve com diferentes países.
Seja qual for o passeio que você escolher, uma certeza: todos trazem os sabores, aromas e sentimentos da Capital Nacional do Vinho, com muito primor e carinho.