Aspectos político-pedagógicos da Base Nacional Curricular serão discutidos em curso de extensão

Professores da Educação Básica, estudantes, coordenadores pedagógicos, supervisores e interessados encontram no curso de extensão “Aspectos Político-Pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): e eu com isso?”, um espaço para discutir o tema. O curso, ministrado no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), irá ocorrer de 19 de setembro a 22 de outubro, com encontros às segundas e quartas-feiras, a partir das 19h40.

A UCS tem assumido historicamente um compromisso com a Educação Básica, que se traduz na manutenção dos cursos de Licenciatura, na pesquisa, na formação continuada de professores e na articulação com conselhos, fóruns e sociedade. 

A implantação da Base Curricular, como uma política de currículo nacional, exigirá das redes públicas e privadas de ensino uma postura de compreensão, investigação e aplicação, na medida em que esse documento de política educativa tem resguardo na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 e no Plano Nacional de Educação. A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades de Educação Básica. 

O curso será ministrado pelos professores Carla Sasset Zanette, Cristiane Backes Welter, Fabiana Kaodoinski, Patrícia Giuratti e Simone Côrte Real Barbieri. Na programação constam temas como Fundamentos políticos-pedagógicos da BNCC; Definições conceituais de competências; Definições conceituais de política de currículo; Competências gerais por área de conhecimento; e Movimentos políticos e sociais para a implantação da BNCC. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ucs.br, na aba Extensão.