Asprovinho avalia amostras para IP Pinto Bandeira

A Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho) realizou na última semana a degustação dos vinhos e espumantes da Indicação de Procedência (IP) Pinto Bandeira.

A degustação foi divida em dois turnos, sendo que primeiramente foram degustados os produtos da safra 2012, com produtos avaliados pelo conselho regulador que, estando aptos, seguem para a primeira analise sensorial, quando são avaliadas as características do terroir da região. Mesmo com aprovação documental e sensorial, esses vinhos retornarão depois de engarrafados para uma degustação final, o que lhes permitirá ou não o uso do selo da Indicação.

Na segunda parte foram degustados produtos já engarrafados, quando a análise sensorial é fundamental para a definição se o produto representa as características do terroir. É a ultima fase de avaliação do produto que, sendo aprovado, receberá o direito de uso do selo da Indicação Vinhos de Pinto Bandeira. Foram avaliadas e degustadas 30 amostras, sendo 24 da safra 2012 e seis de avaliação conclusiva.

“Os produtos da safra 2012 surpreenderam pela elegância e qualidade, principalmente os vinhos classificados como vinho base, que irão compor os futuros espumantes champenoise da Indicação. Os tintos se destacaram pela intensidade  e coloração. Os seis produtos degustados para aprovação final tiveram 100% de aprovação. Isso é fruto do excelente terroir de Pinto Bandeira”, enfatiza o presidente da Asprovinho, Luciano Vian.

O pesquisador da Embrapa Uva e Vinho enólogo Mauro Zanus foi o coordenador do painel de degustação. Ele observou uma grande evolução na qualidade das amostras, uma vez que todas foram aprovadas e estão aptas a receber a certificação. “Isso reflete um avanço tecnológico na produção das uvas, da tecnologia de vinificação e também da própria qualidade da safra de 2012”, afirma.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA