Assembleia do RS concederá Medalha do Mérito Farroupilha ao jornalista Alexandre Garcia

Na última semana, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou a outorga da Medalha do Mérito Farroupilha ao jornalista Alexandre Garcia. A honraria é a distinção máxima concedida pelos deputados gaúchos, destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. A proposta foi protocolada pelo deputado Capitão Macedo (PSL). 

A justificativa do deputado é o importante trabalho realizado por Alexandre Garcia como apresentador e colunista de política, sendo um dos principais influenciadores digitais da atualidade. “Ademais, atuou como mediador em grandes debates políticos com candidatos à Presidência da República, conduzindo os trabalhos sempre com eficiência e profissionalismo, cobrindo ainda a promulgação da Constituição de 1988 que é um marco histórico para o nosso país”, justifica Macedo. 

A data da outorga da maior honraria do parlamento gaúcho a Alexandre Garcia deve ser confirmada para o primeiro trimestre de 2022. 

Sobre o homenageado:

Alexandre Eggers Garcia, nascido em Cachoeira do Sul/RS, em 11 de novembro de 1940, é jornalista, apresentador e colunista de política brasileiro, e foi porta-voz do presidente general João Batista Figueiredo.

Atuou no Jornal do Brasil, na extinta TV Manchete e na Rede Globo. Na Globo, onde trabalhou por mais de 30 anos, foi diretor de jornalismo em Brasília até 1995. A partir de então tornou-se comentarista político do Bom Dia Brasil, função que exerceu até 2018.

Atualmente, o jornalista escreve para diversos jornais brasileiros e, recentemente, ingressou no mais novo canal de televisão fechada do Brasil, Jovem Pan (atuando também nos programas de rádio da mesma emissora).

Por sua cobertura jornalística durante a Guerra das Malvinas, foi condecorado pela rainha Elizabeth II com a Ordem do Império Britânico.