Assembleia ganha Frente Parlamentar de Apoio à Indústria Gaúcha

O grupo foi criado pelo deputado estadual pela Serra Gaúcha Professor Claudio Branchieri

Foto: Guerreiro/Assembleia Legislativa RS

Na tarde de terça-feira, 23/05, direto do Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa, foi instalada a Frente Parlamentar de Apoio à Indústria Gaúcha. Capitaneada pelo deputado estadual pela Serra Gaúcha Profº Claudio Branchieri (Podemos), o grupo visa fortalecer o papel protagonista da indústria gaúcha no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. Lideranças políticas, empresariais e representantes industriais prestigiaram a instalação.

Identificando-se como “filho da indústria”, Branchieri salientou que o objetivo dos trabalhos reside em enfrentar “o grande drama da indústria gaúcha”, como classificou o problema da perda de relevância econômica do parque industrial brasileiro e do parque industrial gaúcho, em particular, ao longo do tempo. “Diante de dificuldades como aspectos logísticos, concorrências desleais, players internacionais que não são tão éticos, em termos ambientais e trabalhistas, entendemos ser importante criar, dentro da Assembleia, uma frente de deputados para representar esse segmento, que é extremamente importante para a economia gaúcha”, disse o deputado.

Apresentando dados que reforçam a relevância da indústria de transformação para a economia gaúcha, ele destacou que o setor representa mais de um terço da arrecadação do estado e emprega mais de 650 mil trabalhadores. Mesmo assim, o contexto atual revela a urgência de uma política industrial capaz de recuperar resultados insatisfatórios como a participação da indústria brasileira no PIB, no ano passado, que bateu pouco mais de 11%. “É a menor participação da indústria desde 1947. Considerando que o Brasil começou a se industrializar 10 anos antes, em 1937, é como se estivéssemos voltando ao início de uma época em que o Brasil era exportador de açúcar, café e algodão”, alertou.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, eleito vice-presidente executivo e representante da Região Sul na Confederação Nacional da Indústria (CNI), saudou a iniciativa e enfatizou o papel soberano do poder Legislativo para capitanear as ações demandadas pela sociedade para o desenvolvimento dos estados. Ele destacou a contribuição do setor para a arrecadação, que corresponde a 58,4% do ICMS recolhido e reforçou a necessidade de um melhor aproveitamento do potencial do Rio Grande do Sul. 

Lembrando a passagem do Dia Nacional da Indústria, que será comemorado no dia 25 de maio, Petry também informou que o Senai já formou 82 milhões de pessoas e tem investimento programado de R$ 300 milhões em cinco escolas novas e um instituto de formação e aprimoramento de professores, que será inaugurado na quinta-feira. “Essa frente parlamentar também é para nós uma forma de homenagear os industriais gaúchos com seus produtos de classe mundial exportados para mais de 160 países. A todos eles manifestamos nossa sincera gratidão e a FIERGS, formada por 109 sindicatos filiados, representa as 50 mil fábricas instaladas no Rio Grande do Sul com mais de 800 mil empregos, enaltece a instalação dessa frente parlamentar”, concluiu o dirigente.

Também se manifestaram o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, representando o governador Eduardo Leite (PSDB); o prefeito de Porto Alegre em exercício, vereador Hamilton Sossmeier (PTB); e a deputada estadual Delegada Nadine (PSDB), representando a presidência do Legislativo para declarar a instalação da frente parlamentar.

Você pode gostar também