Assembleia Legislativa aprova municipalização de trecho da ERS-444 para Monte Belo do Sul

Em setembro, o governador Eduardo Leite já havia sancionado a municipalização de 13,960km da rodovia no Vale dos Vinhedos para Bento Gonçalves. Agora, Monte Belo terá a titularidade de trecho de 2,05km

Na sessão da Assembleia Legislativa do RS de terça-feira, 16/11, os parlamentares aprovaram a transferência de titularidade de um trecho de 2,05km da ERS-444 para o município de Monte Belo do Sul. O segmento é compreendido entre o km 0,00 ao km 2,05. Agora, a matéria deverá seguir para sanção do governador Eduardo Leite.

O trecho aprovado para municipalização complementa aquele de 13,960km, no Vale dos Vinhedos, transferido para Bento Gonçalves em setembro deste ano. Conforme a justificativa do projeto, de origem do Poder Executivo, a transferência de titularidade “mostra-se conveniente e oportuna à administração pública, uma vez que a via já perdeu todas as características de tráfego de passagem, típicas de rodovias do DAER/RS, servindo de acesso ao Município de Monte Belo do Sul”. Além disso, o trecho estaria localizado em uma área de “grande importância para o plano de extensão e desenvolvimento local”, situada no acesso ao município. “A municipalização facilitará a trafegabilidade e acessibilidade para os usuários, de forma a otimizar a mobilidade urbana”, complementa o texto do projeto.

Para Bento Gonçalves, a municipalização do segmento de 13,960km, na opinião da prefeitura, tem facilitado o processo de manutenção e conservação da via, melhorando a trafegabilidade e acessibilidade para os usuários. “É uma estrada que liga Bento a outros dois municípios, e é prioritária para nossa administração. Se queremos pensar no turismo, no desenvolvimento de Bento precisamos ter cada vez mais investimentos nesta estrada”, destacou o prefeito Diogo Siqueira durante o ato de sanção da municipalização.