Associação Downhill do Vinho vence em quatro categorias da 6ª etapa do Campeonato Gaúcho

Após uma prova intensa em Três Coroas, a equipe saiu vitoriosa nas categorias Elite, Sub 23, Master B1 e Veterano

Foto: Bruna Stoffel/Divulgação

No final de julho, o SERRANOSSA acompanhou a participação de uma equipe de bento-gonçalvenses no Campeonato Brasileiro de Downhill, que, naquela edição, aconteceria na cidade de Simão Pereira, Minas Gerais. Agora, a Associação Downhill do Vinho (ADHV) tem se dedicado ao Campeonato Gaúcho de Downhill, colhido bons frutos e de olho na próxima etapa da disputa nacional.

No último domingo, 11/09, aconteceu a sexta etapa da competição diretamente de Três Coroas, a cerca de 135 km de distância de Bento Gonçalves. A equipe conseguiu um resultado pra lá de ótimo, sendo que dos 12 atletas competindo pela ADHV, quatro se consagraram campeões de suas categorias: Leonardo Bécher, campeão Categoria Elite; Pedro Rossoni, campeão Sub 23; Filipe Spader, campeão Master B1; Danilo Spader – campeão Veterano.

Além das ótimas vitórias, os demais atletas também conseguiram boas colocações: Lucas Bertol, 3º Categoria Elite; Enzzo Panarotto, 2º Categoria Júnior; Pedro Bresolin, 3º Categoria Júnior; Agnes Coinaski, 3º Sub 30; Vinicius Tondo, 9º Sub 30; Júlio Vian, 6º Sub 23; Gabriel Post; 9º Categoria Juvenil; André Bottega, 2º Master C.

De acordo com o atleta Lucas Bertol, a etapa em Três Coroas trouxe desafios para a equipe. É que na noite de sexta-feira, 09/09, uma chuva intensa caiu no local, fazendo com que o solo ficasse úmido e trouxesse muita emoção para os treinos de sábado, 10/09. Os riscos de queda eram reais, visto que o solo poderia ceder e prejudicar a equipe.

A notícia boa foi que o sol apareceu no domingo, assim, secando a pista e deixando o caminho livre para a ADHV brilhar. “Essa foi a primeira corrida depois do [campeonato] brasileiro. Agora, a próxima disputa vai ser em Carlos Barbosa, no dias 08 e 09 de outubro, que vai valer pontos para o ranking brasileiro”, destaca.

O Downhill é uma modalidade do mountain bike que consiste em descer, com a maior velocidade possível, um percurso com diversos obstáculos e irregularidades ou uma montanha. Os trajetos de descida são bastante variados, mas sempre muito íngremes e costumam exigir bastante conhecimento e técnica do ciclista para passar ileso pelos diferentes obstáculos como pedras soltas, galhos de árvore, buracos, pontes, raízes e vários outros. As ações da ADHV podem ser acompanhadas pela página no Instagram @adhvteam.