Atletas de Bento são convocados para Mundial de Pádel
Este é mais um momento histórico para o pádel de Bento Gonçalves e do Brasil. Em outubro, 24 crianças e adolescentes irão embarcar com destino a Castellón, na Espanha, para disputar o Padel World Champions Hips Castellon 2019, representando a Seleção Brasileira de Menores e, destes, três nomes são da Capital Brasileira do Vinho: Giulia Perusso Bettim, 12 anos; Isadora Dal Sasso de Oliveira, 14 anos; e Lucas Poletto Borges, 18 anos, foram convocados pela Confederação Brasileira de Pádel (Cobrapa) para representar o Brasil nessa importante competição.
Os atletas de Bento foram destaques na seletiva para o Mundial, realizada no último final de semana, em Novo Hamburgo. Quem vê a pouca idade não imagina o que os três viveram nos últimos meses para chegar até este momento tão importante para eles e o pádel nacional. Giulia e Isadora, por exemplo, praticam o esporte há pouco mais de 2 anos e, para evoluir, praticamente moram no Clube Padel Pro, onde realizam treinos diários e disputam jogos com atletas que, por vezes, têm mais que o dobro da idade e da experiência delas.
Para conseguir a convocação, os treinos passaram a ser realizados em dois períodos do dia, quase cinco vezes por semana. “A preparação foi tensa e intensa, desde o início do ano estávamos pensando nessa etapa e treinamos bastante, através de jogos, campeonatos e as aulas”, conta Isadora, que joga ao lado de Giulia. “A preparação foi exaustiva, mas com grande evolução e aprendizado. Ser convocada foi uma felicidade inexplicável de muita gratidão por estar na Seleção”, revela a jovem padelista Giulia. “Estar nesta lista é uma emoção inexplicável. Quando vi nossa foto lá, não sabia o que fazer, não parecia ser verdade, pois percebemos que todo nosso esforço havia sido recompensado. Representaremos nosso país fazendo o que mais gostamos”, comemora Isadora.
Lucas, que joga pádel desde os 7 anos de idade, conta que este Mundial era sua última oportunidade de integrar a seleção de Menores, afinal ele está com 18 anos. Por conta disso, desde o início do ano intensificou os treinamentos, com jogos e aulas semanais. Agora o foco é a preparação para a competição. “Voltamos aos treinos pensando que serão atletas mais preparados que nós do outro lado, por isso precisamos estar prontos para o que der e vier”, comenta ele, que também comemorou a vaga na equipe. “A sensação é única, muito feliz e agradecido, mas o resultado é mérito do meu trabalho diário. São anos que eu aposto nesse esporte e a minha evolução está cada vez mais presente”.
O também jogador de Seleção, padelista profissional, professor de pádel e proprietário do Clube Padel Pro, Juliano Bergamini, celebrou a convocação dos bento-gonçalvenses para o Mundial. “É muito orgulho para a cidade e a região ter estes atletas convocados. O bacana destes três é que todos os pais jogam e praticam o esporte, mostrando que o incentivo da família é primordial nestas horas, com apoio, cobrança para evolução nos treinos, enfim. Mérito também para eles que desde muito cedo incentivaram os seus filhos”, destaca Bergamini.
O pai da Giulia, Juliano Müller Bettim, que joga há mais de 20 anos, foi um dos mais acirrados incentivadores da filha e de seus amigos. Foi ele um dos responsáveis pelo treinamento diário dos jovens atletas. “Trabalhamos muito a ênfase a volume de jogo, aguentar muito na defesa, e a bola por baixo, treinamos lob, voleio, smash’s, o posicionamento da dupla, enfim. Agora, continuaremos os treinos seis vezes por semana, focando o teórico, físico, técnico e tático”, detalha.
Patrocínio
Embora representem a Seleção Brasileira de Pádel, os padelistas terão que bancar boa parte das despesas do torneio. Para isso, os três buscam apoio de empresas para viabilizar esta viagem. Quem puder contribuir com cotas de patrocínio pode entrar em contato com o Clube Padel Pro e manifestar o desejo de investir nestes jovens e promissores padelistas.