Ato de amor e solidariedade

Um gesto de amor e solidariedade. Assim pode ser definida a atitude do casal Anselmo e Lourdes Brandelli, de Bento Gonçalves. Para celebrar os 50 anos de casamento (Bodas de Ouro), o casal pediu que os convidados que tivessem interesse em presenteá-los o fizessem através de uma doação em dinheiro. A quantia seria destinada à Associação Beneficente Gota d’água, especializada no atendimento de pessoas com transtornos de desenvolvimento e síndrome do autismo, que funciona no bairro Planalto. A entrega da quantia arrecadada, quase R$ 6 mil, foi realizada na tarde da última terça-feira, dia 3, na sede da Associação.

A indicação da entidade que seria beneficiada foi do padre da paróquia Cristo Rei, Darci Camatti. “Quando mandamos imprimir os convites, fomos questionados sobre o presente. Afirmamos que não queríamos, então surgiu à ideia de fazer uma doação para uma entidade, que foi indicada pelo padre”, descreve Brandelli. Ele ainda acrescenta que o casal não conhecia a instituição. “Visitando a entidade, pudemos perceber o trabalho que eles realizam e a importância do atendimento que prestam”, destaca. Segundo ele, todos os convidados se mostraram satisfeitos em participar da mobilização. “Foi uma grande surpresa ver o quanto as pessoas se empenharam”, relata.

O pároco conta que quando foi procurado pelo casal lembrou da entidade por conhecer o trabalho realizado. “Eu havia visitado a Gota d’água em outra oportunidade e observado o trabalho sério, competente e necessário dos atendimentos realizados na associação, por isso a indiquei”, enfatizou.

A diretora da Gota d’água, Carine Borges, diz que a verba arrecadada através da festa será empregada em melhorias para o atendimento das 38 crianças e adultos, com idades entre dois e 35 anos, que frequentam o local. “Agora iremos sentar e conversar sobre o assunto para definirmos o que será feito. A única certeza é que será empregado em benefício das crianças e adultos que são atendidos. Com esse valor, a associação tem como se manter por algum tempo”, comemora.

Nova sede e piscina

A Gota d’água foi fundada em 2000, por um grupo de pais e amigos de crianças, jovens e adultos autistas, mas só começou a funcionar em setembro de 2005. Após doze anos de existência, em abril deste ano, a entidade ganhou uma sede própria, construída ao lado do Ginásio Municipal de Esportes, em uma ação conjunta da construtora Poletto, Fiema e Rotary São Francisco. Hoje o quadro de funcionários conta com pedagogo, psicólogo e fisioterapeuta. A entidade está buscando apoio também de um fonoaudiólogo.

Nos próximos meses será construída uma piscina coberta nos fundos do terreno. “Ganhamos a estrutura através de uma doação, falta apenas iniciarem as obras e realizar a instalação”, comemora a diretora. Ela ainda destaca que a estrutura da casa é muito boa e está sendo muito bem aproveitada. “O que falta apenas agora é material para fisioterapia e seria necessário ter mais algumas salas para atender a demanda. Hoje, temos cerca de 10 crianças na fila de espera”, descreve.

Os atendimentos são feitos em dois turnos. Pela manhã são realizados os individuais para alunos que frequentam a escola normal ou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Caminhos do Aprender. Durante a tarde são atendidos adultos que já passaram o período escolar e crianças que ainda não frequentam a escola.

 
Como ajudar

Você também pode ajudar a Associação Gota d’água. Interessados podem entrar em contato com a entidade através dos telefones (54) 3453 2581 ou 3701 3056 e solicitar um carnê de colaboração espontânea. Doações de qualquer valor também podem ser feitas mediante depósito bancário: Sicredi, agência 0167, conta 305162.

 
Reportagem: Katiane Cardoso

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA