Atraso do DMT para atendimento desagrada

O tempo de espera entre a chamada e atendimento de ocorrências por parte do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) de Bento Gonçalves vem desagradando a comunidade. É o caso de Adriano Zeni, morador do bairro São Francisco, que diversas vezes precisa acionar os agentes devido aos veículos que estacionam na entrada da garagem do prédio em que reside. “Toda semana flagramos a irregularidade. Precisamos ligar de cinco a seis vezes antes de sermos atendidos e ainda esperamos mais de uma hora até a chegada do agente”, reclama.

Zeni denuncia ainda que o DMT não comparece em todos os chamados. “Precisamos ficar procurando pelo motorista nos estabelecimentos no entorno do prédio, para solicitar que retire o veículo da entrada da garagem”, comenta. Segundo ele, o transtorno é mais frequente entre o final da tarde e o início da noite. Caso o dono do veículo não seja localizado, os moradores que desejam entrar no prédio deixam o veículo na rua até poderem acessar a garagem. “A situação é pior para quem precisa sair de casa, que não tem alternativa. Imagine se alguém passar mal e necessitar sair com urgência do prédio”, complementa.

O diretor do DMT, Pedro Soliman, explica que os agentes atendem aos chamados de acordo com a disponibilidade. No período da noite, quatro funcionários ficam de plantão. Dois atendendo ocorrências nas ruas e outros dois na parte administrativa, dando prioridade aos chamados das equipes feitos via rádio.

Mais agentes

Em fevereiro o SERRANOSSA noticiou que haveria aumento no número de agentes. Na ocasião, havia sido aprovada alteração na lei, permitindo que o departamento contasse com 40 funcionários. O quadro geral atualmente possui 30 fiscais. Entretanto, esse não é o número de agentes que estão nas ruas. Dois deles estão em licença-prêmio, um de férias e outra de licença-maternidade.  Recentemente quatro aprovados no concurso foram chamados, mas por ainda não terem realizado o curso preparatório, apenas acompanham o trabalho dos demais agentes. A expectativa de Soliman é que até metade de abril mais seis concursados sejam convocados a assumir as vagas. “Assim teremos dez agentes prontos para fazer o curso”, comenta.

Saiba mais

O incremento no número de agentes de trânsito era esperado desde outubro de 2010, conforme já publicado pelo SERRANOSSA.

A seleção para o cargo ocorreu através do concurso público realizado em outubro de 2011. O edital previa apenas uma vaga. Porém, a prefeitura esclarece que se trata de uma medida para evitar que o município ficasse condicionado a contratar o número de colaboradores anunciado para a função. Isso significa que poderá haver a nomeação de candidatos conforme as necessidades da administração.

Até o começo do ano o DMT poderia contar com até 30 agentes. Entretanto, uma alteração na lei ampliou para 40 o número de vagas disponíveis.

Reportagem: Carina Furlanetto

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa