ATUALIZAÇÃO: ocupação de leitos de UTI chega a 106,7% em Bento

A atualização das 16 h deste sábado, 27/02, do boletim Covid do Governo do Estado aponta que Bento Gonçalves já opera acima de sua capacidade operacional. Neste momento, a ocupação de leitos de UTI é de 106,7% – são 48 leitos sendo utilizados, sendo que o município tinha 45 disponíveis. Já para leitos privados, o número é ainda mais preocupando: a taxa de ocupação chega a 27 ocupados, quando o número disponível era 22. No SUS, dos 23, 21 estão ocupados. 

Neste momento, dos 45 respiradores disponíveis, 25 estão sendo ocupados. Dos pacientes internados na UTI, 28 são por COVID-19 e 20 por outras doenças.

Nesta semana a Secretaria Estadual da Saúde (SES) acionou o último nível da fase 4 do Plano de Contingência Hospitalar, montado no início da pandemia. Além da suspensão imediata das cirurgias eletivas (com exceção das cirurgias de urgência ou que representem risco para o paciente), os hospitais tiveram que instalar leitos emergenciais em salas de recuperação e em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) intermediárias. Junto à ocupação dessas áreas a serem disponibilizadas, as instituições também acionaram as equipes técnicas desses setores, especialmente as médicas e de enfermagem para atender a alta demanda.