Audiências Públicas para discutir alterações no Plano Diretor de Bento são canceladas
A decisão se deu pelos ânimos exaltados da Audiência Pública Distrital, realizada na quinta-feira, 08/09, no 8 da Graciema. Novas datas serão informadas em momento oportuno
A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves informou na manhã deste sábado, 10/09, que as próximas duas Audiências Públicas de discussão sobre a revisão do Plano Diretor de Bento Gonçalves estão suspensas temporariamente. Elas aconteceriam na segunda-feira, 12/09, na Casa das Artes, e na quinta, 15/09, no plenário do Legislativo. Novas datas serão informadas em breve.
A decisão partiu da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (CID), presidida pelo vereador Anderson Zanella (PP), e que é a responsável pela condução dos trâmites do projeto. A reportagem conversou com o vereador nesta manhã, após a divulgação da nota do Legislativo. Zanella explicou que a decisão se deu em razão dos acontecimentos durante e após a Audiência Pública Distrital, que foi realizada na quinta-feira, 08/09, na comunidade do 8 da Graciema.
Segundo o presidente da CID, é necessário reorganizar o processo após momentos de tensão durante o encontro. “O clima está muito tenso, não discutiram as emendas, não discutiram o projeto. Em muitos momentos a audiência ela foi agressiva, ela foi pessoalizada, ela não teve o respeito, ordem. Então, nesse sentido, a Câmara vai reestabelecer a ordem, a ordem de respeito, da democracia desse processo. As pessoas tem que entender que elas tem que discutir o que está em questão”, afirmou Zanella.
Para o parlamentar, a cidade e seus cidadãos merecem um debate civilizado e sem manifestações que ele classificou como “vexatórias”. “Então a gente suspende ela temporariamente, reestabelece a ordem e assim, quando nós entendermos que está no momento de retomar o processo, a gente retoma. É no sentido da ordem, do respeito, da preservação da democracia e do bom debate”, disse.
Zanella também destacou o tom agressivo de algumas manifestações durante a Audiência Pública Distrital. “As pessoas perderam o sentido da discussão, elas foram prontas para o ataque, elas foram prontas para a agressão, sem falar que a grande maioria das pessoas que estavam lá são as mesmas interessadas nesse processo desde o início.”
Após a Audiência, um grupo de entidades que têm representantes no Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Complan) emitiu um manifesto à população de Bento, solicitando que a prefeitura retire os projetos 10 e 12/2022 de discussão. Sobre as manifestações contrárias aos PLCs, Zanella diz entender e respeitar, mas não concordar. “A grande maioria delas estão distorcendo a verdade. Eles interpretam o Estatuto das Cidades de uma forma que eles entendem. Na verdade, o rito está totalmente correto, ele não tem absolutamente nada, nada de equivocado. O rito da Câmara, o rito do município no encaminhamento, ele está correto”, disse.
Novas datas para as Audiências Urbana e Final serão divulgados em momento oportuno.
Confira a nota oficial do Legislativo.