Auditoria no Ipurb: relatórios atrasados

Foram concluídos nesta semana os relatórios finais da auditoria realizada no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb). A entrega da documentação ocorreu com dois meses de atraso em relação ao prazo inicialmente previsto e foi marcada pela saída da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Bento Gonçalves da comissão comunitária montada para acompanhar o caso. O grupo conta ainda com representantes da Associação das Empresas de Construção Civil (Ascon), Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos (Aearv),Centro de Indústria e Comércio (CIC) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves (Sindiserp).

O presidente da OAB/BG, Felipe PanizziPossamai, encaminhou ofício informando sua retirada da comissão. A decisão foi comunicada para a imprensa na última segunda-feira, dia 13, mesma data em que o relatório final foi entregue. Possamai alega que apenas o primeiro dos três relatórios previstos para serem entregues foi apresentado dentro do prazo previsto. “Registrarmos que a Ordem dos Advogados do Brasil não se presta para fingir uma transparência que não existiu, motivo pelo qual nos sentimos absolutamente à vontade para nos retirarmos da comissão”, enfatiza.


Saiba mais

A auditoria no Ipurb foi contratada após denúncias de irregularidades na votação de alterações no Plano Diretor. O objetivo era analisar áreas como aprovação de projetos, licenciamentos ambientais, concessão de Habite-se, Estudos de Impacto de Vizinhança, modificações do Plano Diretor (PD), atuação da fiscalização e obras irregulares. A análise seria feita por amostragem. Ou seja, apenas parte dos processos dos últimos dez anos foi avaliada. Os trabalhos, sob a responsabilidade da Edson Marchioro Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, iniciaram em fevereiro, com previsão de conclusão para 120 dias, e divididos em três etapas. Ao final de cada etapa, um relatório seria apresentado. Entretanto, até então nenhuma das informações sobre os resultados da auditoria veio a público.

 
Prefeitura

Até o fechamento desta edição, a assessoria de imprensa da prefeitura não havia dado um retorno sobre como seria feita a divulgação dos resultados da auditoria. A respeito da retirada da OAB do processo, a assessoria informou que não havia recebido nenhum comunicado oficial até a última quarta-feira, dia 15.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA