Aumenta demanda por doações de sangue
A combinação de férias e Carnaval acaba por demandar uma maior necessidade de doações de sangue. Isso porque os maiores provocadores dessa demanda, os acidentes de trânsito, tendem a crescer nessa época do ano, ao mesmo tempo em que muitas pessoas que costumam doar saem para viajar.
Em 2014, o Hospital Tacchini registrou uma média de 150 doadores por mês, frente a 500 transfusões mensais. Mesmo assim, o hospital não tem registrado ausência de sangue devido a uma determinação do Hemocentro de Caxias do Sul em 2010: o material coletado no hospital em Bento é destinado a pacientes não usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Pacientes do SUS atendidos no município devem repor as bolsas diretamente em Caxias do Sul. “Se há necessidade, pacientes do sistema público podem utilizar o estoque do particular e vice-versa, mas pagamos por isso”, explica o gerente de operações da instituição, Dilnei Garate.
A coleta de sangue no Hospital Tacchini é feita de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Também é feita no primeiro sábado do mês mediante agendamento. Antes da doação, são feitos exames de triagem para detectar algumas doenças. O cadastro, entrevista, coleta e hidratação levam, no total, cerca de 40 minutos. Homens podem doar novamente após dois meses e mulheres após três.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.