Avaliação Nacional de Vinhos: ABE coleta amostras

A 20ª Avaliação Nacional de Vinhos será no final de setembro, mas as 386 amostras inscritas já estão sendo coletadas pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). A degustação, feita por 120 enólogos brasileiros, será em agosto, para a posterior apresentação aos 800 participantes no dia 29 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

As amostras foram inscritas por 70 vinícolas de sete estados brasileiros: Bahia (uma amostra), Minas Gerais (10), Paraná (11), Pernambuco (3), Rio Grande do Sul (347), Santa Catarina (13) e São Paulo (1).

“A avaliação tem o importante papel de munir enólogos e vinícolas com um diagnóstico capaz de analisar as particularidades de cada região e, a partir delas, dotar os profissionais de informações relevantes para novos investimentos”, destaca o presidente da ABE, Christian Bernardi.

Mudanças na 20ª safra

A 20ª edicação da avaliação promete surpreender. As alterações acompanham o cenário vitícola, que muda conforme o desempenho de cada safra, o que varia conforme a produção. As mudanças mais representativas estão nas categorias dos vinhos, que espelham o desempenho da produção vitícola.

A baixa representatividade dos vinhos rosé levou a entidade a eliminar essa categoria. Também foi reduzido de duas para uma amostra a classificação dos brancos finos secos aromáticos. Por outro lado, os tintos finos secos, que previam a classificação de seis amostras, agora terão sete vinhos destacados. O mesmo acontece na categoria de vinho base para espumante, que passa de duas para três amostras.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA