Avaliação Nacional de Vinhos organiza 20ª edição

A Avaliação Nacional de Vinhos chega a sua 20ª safra trazendo novidades. As mudanças mais significativas estão nas categorias dos vinhos, que espelham o desempenho da produção vitícola. Observando essas transformações, a Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, elimina a categoria de vinho rosé e altera o número de amostras dos vinhos brancos finos secos aromáticos, tintos finos secos e base para espumante, permitindo assim expressar uma representatividade moldada ao volume de produção dos diferentes vinhos em cada categoria. O resultado será apresentado ao grande público em 29 de setembro, em Bento Gonçalves.

O presidente da ABE, enólogo Christian Bernardi, explica que as alterações no regulamento da avaliação sempre acompanharam a evolução do evento. “O cenário vitícola muda conforme o desempenho de cada safra. Isso não depende do mercado, mas está intimamente ligado à produção que é justamente o que estamos avaliando”, esclarece.

A baixa representatividade dos vinhos rosé levou a entidade a eliminar essa categoria. Também foi reduzido de duas para uma amostra a classificação dos brancos finos secos aromáticos. Por outro lado, os tintos finos secos, que previam a classificação de seis amostras, agora terão sete vinhos destacados. O mesmo acontece na categoria de vinho base para espumante, que passa de duas para três amostras. “Essa readaptação da classificação dos vinhos em suas categorias nada mais é do que uma releitura da produção nacional. A Avaliação sempre foi o espelho de nossa produção e vai continuar sendo”, destaca Bernardi.

A ABE trabalha para compor o painel de degustadores formado por enólogos brasileiros. As amostras inscritas, depois de coletadas diretamente nas vinícolas a partir do dia 16 de julho, serão avaliadas durante o mês de agosto por 120 enólogos, divididos em quatro grupos. Cada grupo terá uma semana para degustar um quarto das amostras. O resultado será apresentado ao grande público no dia 29 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Para participar deste grande dia, os apreciadores deverão aguardar o período das inscrições, que inicia no final de agosto.

Categorias dos vinhos:

1 – Branco Fino Seco Não Aromático – quatro amostras
2 – Branco Fino Seco Aromático – uma amostra*
3 – Tintos Finos Secos – sete amostras*
4 – Tinto Fino Seco Jovem – uma amostra
5 – Vinho Base para Espumante – três amostras*

* Categorias que sofreram alteração.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA