Aventura em duas rodas

O símbolo mais conhecido de Bento Gonçalves, a Pipa Pórtico, foi o ponto de partida de uma aventura de motocicleta que pode durar até 20 meses. O autor da façanha será o funcionário público Vanderlei Finatto, de 45 anos. Ele partiu na última quinta-feira, dia 1º, com o objetivo de cruzar as Américas do Sul e Central e conhecer parte da África.

Finatto solicitou dois anos de licença da prefeitura de São Valentim do Sul, onde trabalha. “A viagem pode durar até 20 meses, isso tudo vai depender de como eu estiver me sentindo. Quero rever alguns lugares onde já estive, reencontrar alguns amigos, conhecer os países da América Central e partir para a África”, relata. A aventura foi intitulada de “Projeto conhecer passeando de moto pelo mundo”.

Apaixonado por motociclismo desde a década de 80, Finatto vem realizando viagens solitárias em sua motocicleta desde 2002, quando começou a expandir seus horizontes. As viagens curtas foram dando espaço para destinos cada vez mais afastados e ultrapassaram as fronteiras brasileiras. Nesses dez anos já conheceu diversos países da América do Sul e visitou 25 Estados brasileiros.

Finatto mora com a mãe e um irmão na comunidade de Fazenda Fialho, em São Valentim do Sul. Ele não possui celular e a comunicação com a família é realizada através de ligações para telefones fixos ou pelas redes sociais.

Viagens já realizadas

2002: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

2004: Argentina e Chile

2005: Iron Butt (competição americana, na qual são testados o piloto e o equipamento). Saiu de Bento, passou por Torres, Porto Alegre, Chuí (RS), Chuy (Uruguai) e retornou a Bento, em 23 horas e 50 minutos

2006: Rio de Janeiro (assistiu ao show dos Rolling Stones) e Mato Grosso

2007: Bolívia, Paraguai, Peru, Chile, Argentina e Uruguai

2008/2009: Lençóis Maranhenses

2009/2010: Manaus, Venezuela, Colômbia e Equador

2011: Ushuaia, na Argentina

 

Fotos e informações sobre os passeios realizados por Vanderlei Finatto podem ser conferidas no blog: byvande.blogspot.com.

Reportagem: Katiane Cardoso

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também