B-boys de Bento são premiados na Suíça
Integrantes do grupo Footwork Squad, de Bento Gonçalves, foram destaque em eventos de hip-hop na Suíça, entre agosto e setembro deste ano. William Sarate Ballestrin conquistou o primeiro lugar em uma categoria no “The European Concrete Jam”, além da segunda colocação em outra modalidade. Junto dos colegas Pedro Ramon Festa e Fernando Moller, venceu o “Contest Night 4×4” e o “Battle La Parf”, em outras cidades suíças.
Além das competições, os B-boys apresentaram-se em escolas e estabelecimentos, fizeram “street shows” e ministraram workshops na Itália. “Reforçamos o reconhecimento internacional que já tínhamos e ficamos felizes em divulgar nosso trabalho de uma forma tão boa. Conhecemos mais sobre a cultura desses dois países, que são diferentes a cada região, e pudemos ter uma experiência maior sobre organização de eventos e a cena dessa cultura na Europa, conversando com pessoas de todo o continente que estavam presentes”, avalia Pedrinho Festa.
Os integrantes do grupo já dançaram em países como França, Portugal, Eslováquia, Ucrânia e Alemanha e tiraram suas conclusões sobre a internacionalização do hip-hop. “Apesar de eles terem uma estrutura para dançar muito melhor que a nossa, acho que nós, brasileiros, temos um cenário mais ideal para vivenciá-la. O público de lá consome muita arte e de uma forma muito mais atenta, porém, interage menos”, acrescenta Pedrinho.
Os jovens conseguiram reduzir seus gastos ao mínimo na Europa. Eles revelam ter contado com o apoio da população para estadia e alimentação, além de utilizar sistema de caronas e receber remunerações pelos trabalhos.
Com várias oportunidades de trabalho recebidas, a ideia é retornar ao Velho Mundo, quando possível. O grupo ainda organiza e participa de eventos no Rio Grande de Sul e em outros Estados e rodará a América do Sul para divulgar seu já consagrado evento, Battle in the Cypher, realizado anualmente em Bento Gonçalves.
Reportagem: Priscila Pilletti
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.