Bacca resgata vivências e presta contas da história em seu mais novo livro: Janelas da Memória

“Uma espécie de prestação de contas do tempo que vivi, das coisas que presenciei, das pessoas e lugares que conheci”. Assim o escritor e historiador Ademir Antônio Bacca descreve seu mais novo livro, o Janelas da Memória, que acaba de ser lançado e está disponível em todas as livrarias de Bento Gonçalves e da região. 

O livro, de 400 páginas, com capa dura, reporta em capítulos, a partir da década de 50, memórias do autor e de outros personagens, relacionadas a acontecimentos que marcaram a história do Brasil e do mundo. Ao todo, são 15 capítulos, entre eles alguns com fatos curiosos e nunca relatados ocorridos em Bento Gonçalves. O projeto teve apoio da Lei Rouanet.

O autor comenta que a saudade da época de transformações que marcaram a sua geração foi motivador para a produção da obra Janelas da Memória. “É um livro de histórias avulsas, uma forma diferente de contar um pouco da história de Bento Gonçalves, com os olhos cheios de saudades do tempo que se foi”, descreve. “Sempre fui um guardador de histórias, recortes de jornais, lembranças. O livro foi surgindo ao natural, aos poucos, sem pressa nenhuma. Houve um tempo em que até apressei o processo, mas o livro não foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, o que, no final, até foi bom, pois me permitiu trabalhar um pouco mais em cima dele, passando das 200 páginas iniciais para 400, o que lhe deu mais consistência”, confessa.

Bacca pontua que toda pesquisa leva a fatos curiosos e inusitados e o seu projeto se desenvolveu ao natural. “Abri gavetas, caixas e pastas e fui escolhendo o que achei que era interessante para o livro e deixei a emoção preencher a galeria de afetos, que é como eu me refiro às pessoas que homenageio no livro”, conta ele, que confessa que deixou muitas histórias para trás tanto por falta de espaço como “para não mexer com sentimentos de pessoas que fazem parte, involuntariamente, de certos fatos”.

Ao todo, entre poesia, folclore e história, este é o 22º livro de autoria de Bacca. Ele ainda participou de mais de 50 antologias no país e no exterior. Recentemente, o escritor também idealizou e coordenou a trilogia “150 Anos de Imigração Italiana no RGS”, uma obra que reuniu 55 pesquisadores do tema, e que resultou em 1.160 páginas.
O livro Janelas da Memória pode ser encontrado em todas as livrarias de Bento ou ainda autografado, diretamente com o autor, através do telefone (54) 9 9969 0034.