Bairro Verona de Bento sofre com falta de água há dias; Corsan culpa obra da prefeitura
Uma tubulação foi rompida durante drenagem feita pela Secretaria Municipal de Obras, na rua Cantineiro Giácomo Giacomello

São diversos os relatos da falta de água no bairro Verona, Zona Sul de Bento Gonçalves. Moradores da região que entraram em contato com o SERRANOSSA nesta segunda-feira, 24/06, informaram que a falta de água ocorre desde a última sexta-feira, 21 de junho – alguns informam que ela ocorre desde quinta, 20/06.
Um dos cidadãos informou que tentou contato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), há dias, mas que não conseguiu retorno sobre o motivo da falta de água e quando o fornecimento retornaria.
Há relatos de moradores idosos e pessoas com deficiência que precisam se deslocar para a casa de parentes/amigos para tomar banho, por exemplo. “Estamos desde quinta sem [água], aí no prédio tem gente com deficiência, idosos que têm que se deslocar pra casas de outras pessoas pra tomar banho, usar o banheiro”, disse um morador.
O que diz a Corsan
Em nota, a Corsan afirmou que está fazendo manobras na rede que abastece o bairro Verona para evitar o desabastecimento desde sexta-feira, 21/06, quando uma tubulação foi rompida durante drenagem feita pela Secretaria Municipal de Obras, na rua Cantineiro Giácomo Giacomello.
De acordo com a Corsan, já tinham sido instaladas duas mangueiras para interligar a rede provisoriamente e, nesta segunda-feira, estão sendo colocadas mais três como reforço.
Ainda segundo a companhia, o conserto na tubulação só poderá ser feito pela Corsan depois do término da obra da prefeitura, previsto ainda para esta semana, conforme as condições do tempo.
O que diz a prefeitura
A assessoria da prefeitura de Bento Gonçalves respondeu ao questionamento sobre a obra afirmando que, após o último temporal, a rede pluvial ficou obstruída, alagando residências no local.
“Para solucionar o problema, a Secretaria de Obras iniciou a abertura de um valo, com uma profundidade de 5 metros, para encontrar o ponto de rompimento e assim evitar novos alagamentos e transtornos para os moradores. A obra está em execução, mas o grande volume de chuva atrasou os trabalhos”, diz a nota.
De acordo com a assessoria, “nesta segunda-feira [24/06], a secretaria está realizando o fechamento de parte da obra para que a empresa possa executar o restante da ligação e retomar o abastecimento”.
*Matéria atualizada às 15h39 com a resposta da prefeitura