Balada Segura completa um mês em Bento

O programa Balada Segura completou um mês de atuação em Bento Gonçalves. Com foco na embriaguez ao volante, o projeto consiste em uma ampla ação de mobilizaçãoatravés de blitze de fiscalização. Iniciada em 16 de abril, até o momento foram realizadas quatro ações que totalizaram 250 veículos abordados e somente uma prisão. 

Segundo o coordenador do Balada Segura em Bento e secretário adjunto de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Vanderlei Mesquita, a resistência percebida em um primeiro momento já está sendo amenizada. “As próprias casas noturnas, que poderiam ter seu movimento afetado, estão entrando na onda do projeto e a toda hora criam novos produtos relacionados à ação, premiando aqueles que não bebem por estar dirigindo ou oferecendo o transporte até a balada”, conta.

O coordenador afirma que a manutenção do Balada Segura tem o objetivo de levar informações e prevenir acidentes. “O projeto não tem o intuito de penalizar, as blitze não são feitas às escondidas. O que queremos é alertar sobre o perigo da combinação álcool e direção”, alerta. De todas as abordagens realizadas, apenas um condutor foi preso por embriaguez, chamada autuação crime. Outros seis motoristas foram autuados administrativamente e 21 receberam autuações por irregularidades. “Temos visto uma aceitação do público quanto às abordagens, sempre tem os mais exaltados, mas no geral temos recebido a aceitação da comunidade”, afirma Mesquita.

O Balada Segura é uma parceria da prefeitura com o governo do Estado, por meio do Detran, Brigada Militar e Polícia Civil. O município, que possui o maior índice de veículos por habitante no Rio Grande do Sul, foi o 23º a aderir ao programa.

O próximo passo a ser realizado é a constituição do Comitê Municipal da Balada Segura, que terá a incumbência de desenvolver ações educativas paralelas às de fiscalização. “O Comitê será o responsável pela criação de eventos paralelos com a incumbência de levar explicações sobre trânsito e sobre o próprio projeto para todos os setores da comunidade”, diz Mesquita. O envolvimento das comunidades é uma etapa considerada fundamental pelo Detran, já que amplifica o trabalho da fiscalização.


De carona no Balada

Entrando no embalo do projeto, algumas casas noturnas têm apoiado a iniciativa do Detrane criado produtos que agreguem a marca do estabelecimento parceiro do Balada Segura. Segundo Wilian Coser, proprietário do Biroska Café e Bistrô, não houve uma redução de clientes após o início do projeto em Bento. “Não percebemos nenhum reflexo. Aliás,somos o único bar da cidadeque apóia de forma oficial o Balada Segura. Nós recebemos os bafômetros e realizamos os testes antes de os clientes saírem do bar”, conta. Ele ainda diz que existem parcerias com taxistas e descontos para clientes. “O motorista da rodada tem um desconto de 10% na comanda. Durante a noite, fazemos dentro do Biroskaa divulgação do material informativo do Detran e auxiliamos o cliente. Caso ele precise de transporte, temos dois taxistas que são parceiros e fazem o trajeto. Essa é uma forma de zelar pela vida de quem frequenta a casa e agregamos marketing positivo para o estabelecimento”, explica.

Evandro Soares, sócio-proprietáriodo Ferrovia Live, diz que os clientes recebem orientação sobre direção e álcool. “Nós passamos as orientações e, caso necessário, temos alguns taxistas parceiros que levam os clientes que não possuem condição de dirigir”, conta. Soares explica que não houve redução no número de frequentadores, mas faz ressalvas. “Nós somos completamente a favor do projeto. A única noite que observamos queda foi quando uma blitz foi realizada nas proximidades do bar. Isso assusta um pouco a clientela.Fora isso o movimento segue normal”, alegou.

 
Apanhado geral

1ª intervenção
Local: rua Xingú, bairro São Bento
Data: 16 de abril
Resultado: 52 abordagens, 1 autuação crime, 1 autuação administrativa e 5autuações diversas

2ª intervenção
Local: rua Herny Hugo Dreher, bairro Planalto  
Data: 25 de abril
Resultado: 62 abordagens e 3 autuações diversas

3ª intervenção
Local: rua Silva Paes, bairro Cidade Alta
Data: 9 de maio
Resultado: 55 abordagens, 5 autuações administrativas e 3 autuações diversas

4ª intervenção
Local: avenida Presidente Costa e Silva, bairro Planalto
Data: 18 de maio
Resultado: 81 abordagens e 10 autuações diversas

 
Reportagem: Jonathan Zanotto


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.