Balcão do Primeiro Emprego é apresentado na EMEF Professora Maria Margarida Zambom Benini
Em quase nove meses, desde o lançamento, as equipes da secretaria de Desenvolvimento Econômico já receberam 170 currículos, realizando 300 encaminhamentos profissionais para diversas empresas do município. Destes, pelo menos 30 jovens já foram contratados
Nesta semana, a prefeitura de Bento Gonçalves, através da secretaria da Educação, secretaria de Desenvolvimento Econômico e Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC) apresentou o projeto Balcão do Primeiro Emprego na EMEF Professora Maria Margarida Zambon Benini. O lançamento do projeto ocorreu em março de 2022.
O projeto é uma parceria do município com as empresas que desejam divulgar suas vagas para jovens ou menores aprendizes. Mais informações sobre como participar podem ser encontradas no link: https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/balcao-do-primeiro-emprego.
Em quase nove meses, desde o lançamento, as equipes da secretaria de Desenvolvimento Econômico já receberam 170 currículos, realizando 300 encaminhamentos profissionais para diversas empresas do município. Destes, pelo menos 30 jovens já foram contratados.
Através da plataforma são divulgadas as vagas de trabalho em empresas de Bento que contratam jovens para trabalharem como jovem aprendiz ou estagiários. Vagas de estágio da prefeitura também serão disponibilizadas no programa.
A EMEF Professora Maria Margarida Zambon Benini conta, atualmente, com 650 alunos, do jardim ao 9º ano. A diretora do educandário Denise Pandolfo comentou sobre a escola ter recebido o projeto. “Hoje foi uma manhã muito proveitosa, porque tivemos um belo exemplo de como caminhar, se qualificando e aproveitando as oportunidades, sem desistir quando surgir alguma dificuldade”.
A atividade contou também com a presença do administrador de empresas Tiago Casagrande, que enfatizou sobre a relevância do projeto. “Esse projeto é fantástico e fazer parte dele é muito gratificante. Os jovens são o futuro do nosso país e precisamos nos inspirar neles. Eu quero ajudá-los com o que for preciso e necessário. Foi muito gratificante ter feito essa atividade com eles, contando um pouco da minha caminhada”.
O jovem Rodrigo Miranda, 17 anos, se animou com com as possibilidades através do Balcão. “Eu acho um projeto muito importante porque abre uma possibilidade para quem estiver precisando, e para mim, que ainda não tenho experiência com trabalho, faz toda a diferença. Penso em buscar mais informações no site, e quem sabe fazer uma inscrição”.
Natália Dias Sola, 15 anos, também se animou ao descobrir o Balcão de Oportunidades. “Eu acho importante as pessoas que não tem trabalho participarem das atividades, e saber que tem alguém que incentiva o trabalho. Eu ainda não faço estágio, mas tenho interesse em buscar algo na área”.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani, destacou sobre mais uma visita numa escola do município. “É bonito ver os alunos demonstrando interesse em buscar uma qualificação profissional, e nada melhor do que através de um projeto tão importante para todos nós. O balcão certamente já faz a diferença na vida de muita gente”.
Para a secretária da Educação, Adriane Zorzi, “o projeto significa a oportunidade dos estudantes seguirem em frente em busca de seus sonhos, e começar a se prepararem mais cedo para o mercado de trabalho. Por isso o Balcão do Primeiro Emprego é tão importante”.
O diretor da CTEC, Matheus Barbosa, também ressaltou sobre os benefícios do programa. “A CTEC tem trabalhado para dar mecanismo que facilitem o acesso aos interessados a vagas de emprego, tanto para estágio quanto experiência para o jovem aprendiz. E agora estamos atuando junto para oportunizar aos interessados um primeiro emprego. É muito bacana de ver o projeto ganhar força em cada ação que realizamos”.
O prefeito Diogo Siqueira destacou que “Bento é uma cidade que cresce muito, e tem cada vez mais empresas. Quanto mais informações a gente tiver, mais chance vamos ter de nos colocarmos no mercado de trabalho. As oportunidades estão abertas para todo mundo, basta querer. É importante nos prepararmos como cidadão, e assim termos as melhores oportunidades”.