Balsa de Santa Bárbara volta a operar

A balsa de Santa Bárbara, que liga Santa Tereza a São Valentim do Sul pelo Rio Taquari, voltou a operar nesta quarta-feira (2)

Balsa de Santa Bárbara volta a operar.
Balsa de Santa Bárbara voltando a operar no Rio Taquari. Foto: Diogo Zanetti/Jornal SERRANOSSA

A balsa de Santa Bárbara, que liga Santa Tereza a São Valentim do Sul pela ERS-431, voltou a operar na manhã desta quarta-feira, 2 de julho. O serviço estava suspenso desde o domingo (30) devido às condições adversas do Rio Taquari.

A interrupção foi causada pela forte correnteza e pela presença de galhos e troncos no rio, o que tornava a travessia insegura. Além disso, o acúmulo de areia provocou um recente encalhe da embarcação, exigindo mais atenção na retomada da operação.

Segundo Celso Herbele, responsável pela travessia, a prioridade continua sendo a segurança. Por isso, neste primeiro momento, está autorizada apenas a passagem de um caminhão por vez. A operação poderá ser ajustada ao longo do dia, conforme as condições do rio.

“Vamos trabalhar hoje durante o dia, mas não temos como garantir até que horas. O porto está com bastante areia, inclusive a balsa chegou a encalhar. Vamos nos adaptar ao que o rio nos permitir”, explicou Herbele em um informativo divulgado por volta das 8h desta quarta-feira.

Ele reforçou que a equipe optou por não divulgar informações antes para não criar expectativas sem segurança. “Não podemos anunciar operação se não temos certeza. Trabalhamos com responsabilidade. Entendemos a ansiedade de alguns, mas precisamos garantir que tudo seja feito com segurança”, destacou.

Herbele também agradeceu a compreensão dos usuários durante os dias de paralisação. “A gente não deixou de operar por vontade própria. Quando a balsa para, a gente também deixa de trabalhar e de faturar. Nosso objetivo é atender a todos da melhor forma possível.”

A retomada da travessia é especialmente importante diante da falta de alternativas na região, enquanto a prometida nova ponte de Santa Bárbara ainda nem saiu do papel.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também