Balsa surge no Rio Taquari em Lajeado após nível das águas baixarem

A suspeita é que a embarcação seja a antiga balsa de Santa Bárbara, que foi levada pelo Rio Taquari no dia 02 de maio

Balsa surge no Rio Taquari em Lajeado após nível das águas baixarem
Foto: Felipe Neitzke/A Hora

Após a abertura das comportas da Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul, na quarta-feira, 14/08, e a consequente diminuição do nível do Rio Taquari, estruturas levadas pela enchente de maio começam a emergir. Entre elas, uma balsa que era utilizada na travessia do rio entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, na comunidade de Santa Bárbara.

Segundo informações da secretaria de Logística e Transportes (Selt), após se soltar do local onde estava fixada, a balsa desceu o rio e colidiu com a ponte entre Lajeado e Estrela, no dia 2 de maio.

Na manhã desta quinta-feira, 15/08, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o coordenador da Defesa Civil do município, o tenente-coronel Marcelo Maya, vistoriaram o local onde a balsa apareceu, nas imediações do Porto de Estrela, local onde o nível do rio no momento não passa de um metro.

“A situação é inusitada. Não tínhamos noção que a balsa pudesse estar aqui, representando um grande perigo para quem frequenta o rio. É muito difícil de tirar este equipamento daqui. Possivelmente a balsa vai passar a fazer parte do rio Taquari”, comentou o prefeito, contudo, pelas redes sociais, disse que irá informar a Lacel Estaleiros, responsável pela balsa, para que a retire do rio.

Sobre a análise e limpeza do leito da bacia Taquari-Antas, leia clicando no link abaixo:

*Com informações de Rádio Independente