Bancada gaúcha adere movimento pró-federalização

Um passo muito importante foi dado nesta quarta-feira, dia 5, pelo movimento pró-federalização da RSC-470. Isso porque a bancada gaúcha aderiu à causa, garantindo apoio para que a rodovia retorne à malha da União, durante encontro realizado em Brasília. Os políticos receberam comitiva integrada pelo deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) e os presidentes das entidades que lideram a mobilização – Ademar Petry, da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICs Serra), e o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

O coordenador da bancada gaúcha, Paulo Pimenta (PT), informou que a incorporação da RSC-470 ao Plano Nacional de Viação faz parte de uma lista de prioridades estipulada pelo governo Tarso Genro junto ao governo federal. Ainda de acordo com Pimenta, o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) já possui um estudo de viabilidade técnica, justificando a reintegração.

Antes da reunião com a bancada gaúcha, os líderes do movimento visitaram e conseguiram o apoio do deputado federal Henrique Fontana (PT), dos senadores Paulo Paim (PT) e Ana Amélia Lemos (PP) e do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. Todos ressaltaram a importância do pedido e destacaram que a mobilização deve ser feita unindo os diversos setores e partidos. “O que nós queremos é uma oportunidade de crescimento, com a melhoria da infraestrutura”, ressalta o presidente da CICs Serra. O presidente da Amesne afirmou que a federalização é o primeiro passo: “É uma rodovia que terá de ter investimentos muito grandes, obras que vão ter que ser feitas, pois haverá uma sobrecarga e a RSC-470 tem uma importância extraordinária”, observou.

Histórico

Projetada originalmente como estrada federal, para ligar Navegantes (SC) a Camaquã (RS), a rodovia sequer existe no trecho final, a partir de Arroio dos Ratos. Ela foi estadualizada na década de 1970, desde André da Rocha até Arroio dos Ratos, o que compreende 355 quilômetros. Há poucos dias, o secretário estadual de Infraestrutura, Beto Albuquerque, anunciou o recapeamento de um dos trechos mais danificados, entre Nova Prata e Garibaldi. Mas, o movimento pede a federalização, vislumbrando futuros investimentos para melhorar a logística, já que, se for executado o projeto original, a RSC-470 une os portos de Itajaí e Rio Grande. Inclusive, Albuquerque já entregou documentação ao Ministério dos Transportes, solicitando a reincorporação à malha federal de uma série de rodovias, entre elas a RSC-470. Lançado pela Amesne, conjuntamente com a CICs Serra, o movimento está buscando colocar todos os parlamentares gaúchos a par do tema. Enquanto isso, um abaixo-assinado circula a região, com o objetivo de coletar um milhão de adesões.

 

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