Banco de sangue em apuros
Com um total de 600 transfusões de sangue realizadas a cada mês, a Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, possuía na última terça-feira, dia 4, apenas 56 bolsas em estoque, das quais 21 seriam destinadas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e 35 para atender associados de planos de saúde. Hoje a Unidade conta com 8.191 doadores cadastrados, porém menos de 600 submeteram-se ao procedimento neste ano. Doar sangue não dói e é um gesto nobre que pode salvar muitas vidas. Com apenas uma bolsa, é possível que outras três pessoas ganhem uma segunda chance.
O número ideal de doadores por dia, segundo a enfermeira Lisiane Debona, responsável pelo setor, seria de 10, porém a média é de metade disso. As 140 coletas mensais também não suprem a necessidade. A situação só não está pior porque bolsas são disponibilizadas pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). No entanto, existe a contrapartida de que a mesma quantidade seja reposta.
Depois da doação, o sangue pode ser utilizado para transfusão somente após 24 horas, o que torna imprescindível um estoque. Além das hemácias, é possível extrair outros três componentes: plasma, plaquetas e crio, normalmente utilizados para controle de hemorragias graves. São beneficiados com a doação pacientes que foram submetidos a cirurgias, principalmente cardíacas e ortopédicas, em tratamento contra o câncer e recém-nascidos prematuros.
As doações são centralizadas em Caxias do Sul, porém podem ser feitas em Bento em duas situações: quando for necessário suprir a necessidade de algum paciente que esteja internado no Tacchini ou para atender aos pacientes que possuam convênio médico. Quem desejar doar especificamente para o SUS deve comparecer à sede do Hemocs. Para tanto, a prefeitura disponibiliza transporte gratuito, mediante agendamento na Unidade de Saúde Central. Informações pelos telefones 3452 1867, 3452 1868 ou 3454 5692.
Pré-requisitos
*Ter idade entre 16 e 67 anos (doadores menores de 18 anos necessitam do consentimento formal do responsável legal);
*Estar em boas condições de saúde;
*Ter peso acima de 50kg;
*Não ter ingerido alimentos gordurosos nas 3h anteriores à doação;
*Não estar gripado, resfriado, com dor de garganta ou com febre;
*Não estar grávida ou amamentando;
*Não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12h;
*Não ter fumado 1h antes da doação
;*Não ter doado sangue há menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);
*Não ter realizado tatuagem ou maquiagem definitiva nos 12 meses anteriores;
*Não ter sido vacinado nos 30 dias anteriores;
*Não ter realizado algum procedimento endoscópico nos 6 meses anteriores;
*Não apresentar fator de risco ou histórico de doenças transmissíveis pelo sangue (como hepatite, doença de Chagas, sífilis, HIV).
As doações podem ser realizadas na Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital Tacchini, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 e no primeiro sábado de cada mês, das 8h às 11h30, preferencialmente com agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3455 4151 ou pelo e-mail bsangue@tacchini.com.br
Reportagem: Katiane Cardoso
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.