Banda marcial escolar viaja pelo estado
Tudo começou com a ideia de conquistar um projeto cultural para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Lóris Reali, no Vale dos Vinhedos. Já havia disposição, alunos interessados e alguns instrumentos quando, em 2006, o maestro César Vieira assumiu o sonho de criar uma banda para a escola.
Em seis meses de trabalho, a então Banda Marcial Lóris Reali, formada, inicialmente, com instrumentos doados, conquistou quatro títulos estaduais. Julgados em afinação, ritmo, melodia, marcialidade, entre outros quesitos em diversos campeonatos, hoje, somam-se mais de 20 prêmios estaduais.
A banda conta com aproximadamente 30 integrantes com idade entre 11 e 16 anos e compete na categoria Fanfarra Simples. O repertório é diversificado, com canções regionais, gauchescas e italianas, da Música Popular Brasileira e músicas internacionais. “Este ano, competiremos para reconquistar o título estadual, o qual ficamos com o terceiro lugar no ano passado”, enfatiza o maestro.
Entre a rotina de ensaios diários e apresentações por todo o estado, no dia 30 de julho, a banda segue para o concurso estadual e, em outubro, promete fazer bonito no concurso sul brasileiro. “A banda precisa se classificar entre as três melhores para garantir a presença no nacional”, aponta. O rumo é chegar ao Campeonato Mundial de Bandas e Fanfarras, em 2014, que será sediado no Brasil.
Neste sábado, dia 28, a banda Lóris Reali irá se apresentar na Fundação Casa das Artes, com exibição para a comunidade escolar, a partir das 8h30min.
Leia a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira.
Andreia Dalla Colletta
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br