Bandeira vermelha: comércio pode funcionar com 50% dos trabalhadores e até às 20h

A classificação em bandeira vermelha no modelo do Distanciamento Controlado deixou a região da Serra Gaúcha em alerta. Muitos setores ficaram apreensivos em relação ao fechamento de seus estabelecimentos, como é o caso do comércio. Entretanto, o governador Eduardo Leite anunciou novas medidas para o segmento, possibilitando que o comércio varejista funcione com 50% dos trabalhadores e até às 20h, sem restrição de dias. 

De acordo com o Sindilojas Regional Bento, com a flexibilização dos protocolos, não há risco de haver um lockdown. “O Governo do Estado corrigiu uma injustiça. Sim, porque o comércio não é responsável pelas contaminações. Abrir, mesmo que com limitações é melhor do que voltar a fechar. Mas, lamentamos que o comércio não essencial tenha que reduzir seu atendimento justamente no melhor mês de vendas do ano. Certamente, os prejuízos serão irreversíveis”, destaca o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio.

A intenção do Governo do Estado é manter este protocolo por duas semanas, a fim de que se possa chegar ao Natal com menos restrições. Entretanto, o Sindilojas ressalta que isso vai depender da conscientização das pessoas. Segundo o governador Eduardo Leite, as pessoas estão cansadas das restrições, os dias estão mais longos, o final do ano está chegando, o período é de encontros, está mais calor e existe a perspectiva da vacina. Tudo isso leva as pessoas a relaxarem. 

Amadio reforça o que o Sindilojas vem pedindo desde março para que lojistas, comerciários e consumidores sigam os protocolos de segurança, tenham auto cuidado, usem máscara, higienizem as mãos, façam distanciamento físico e tenham responsabilidade. “Cada um precisa fazer a sua parte. É uma luta de todos. É bom lembrar que a fiscalização será reforçada e que o não uso da máscara, por exemplo, pode trazer transtornos tanto para lojistas quanto para consumidores com a aplicação de multas e penalidades”, ressalta.

Confira todos os novos protocolos anunciados nessa segunda-feira, 30/11, clicando aqui

Comércio varejista e atacadista não essencial (rua ou shopping)
• 50% de trabalhadores (quando acima de três funcionários)
• Funcionamento permitido somente até 20h
• Comércio eletrônico, telentrega, drive-thru, pegue e leve
• Protocolos gerais, em especial: máscara, distanciamento, álcool gel e ventilação natural cruzada (janelas e portas abertas)