Barbosa: 8 toneladas de lixo em local indevido

No início do dia 6 de outubro, uma equipe de servidores da Secretaria da Agricultura, Viação e Serviços se deslocou até uma estrada vicinal que dá acesso à sede do Clube Navegantes, no bairro Navegantes e realizou o recolhimento de grande quantidade de lixo e entulho que foram descartados de forma incorreta em dois pontos laterais da via.

Foi necessário o uso de uma retroescavadeira para retirar os resíduos que estavam sobre a vegetação. O material depositado era composto por todo tipo de lixo domiciliar, lâmpadas, colchões, cobertores, móveis, roupas, calçados, e ainda peças automotivas usadas em oficinas mecânicas e restos de construção. Ao todo, foram recolhidas aproximadamente oito toneladas de lixo.

O descarte na natureza deste tipo de dejeto configura crime ambiental, uma vez que as lâmpadas, por exemplo, possuem substâncias tóxicas e poluentes. Se identificado o autor do despejo, este poderá ser responsabilizado por seus atos.

O secretário da Agricultura, Viação e Serviços, Fábio Fiorotto, pondera que, infelizmente, não é raro localizar pontos de descarte de entulhos em local indevido. Ele comenta a importância das pessoas terem consciência ambiental na hora de se desfazer do lixo, para evitar este tipo de prática que degrada o meio ambiente.

Fiorotto salienta que para dar a destinação correta aos dejetos basta que a população atente para o tipo de material a ser descartado e para os serviços de coleta de lixo prestados pela prefeitura.

“O Município realiza coleta de resíduos orgânicos e secos, conforme dias e horários estabelecidos para cada bairro e localidade. Além disso, a coleta de galhos é efetuada às segundas-feiras. Já móveis e entulhos são recolhidos às quintas-feiras”, ressalta o secretário.

Se o material a ser descartado se trata de lâmpadas, pilhas e baterias, estes devem ser devolvidos nos estabelecimentos onde foram adquiridos. Para descartar restos de construção civil, o cidadão deve contratar empresas específicas de recolhimento deste tipo de entulho.

Em breve, a Secretaria do Meio Ambiente e Planejamento Urbano disponibilizará um Ecoponto que receberá lixo eletrônico permanentemente.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.