Batalhão receberá unidade mecanizada
A partir de 15 de janeiro, diversas alterações serão promovidas na estrutura Exército em Bento Gonçalves. Além da mudança do comando do 6° Batalhão de Comunicações, que ocorrerá no dia 15 de janeiro – o tenente-coronel Alexander Eduardo Ferreira despede-se do cargo e quem assume é o tenente-coronel Lucio Guerra (FOTO)–, a cidade passará a ter duas novas unidades: a 8ª Companhia de Comunicações e a 15ª Companhia de Comunicações Mecanizada. Os capitães das unidades, Leandro Silva Nery e Bruno Fernandes de Magalhães, respectivamente, também assumirão seus postos no início do ano.
De acordo com o comandante do 6° BCom, cada unidade responderá a uma organização militar. O 6°Bcom seguirá respondendo a Curitiba; a 8ª Companhia será subordinada a Pelotas; e a 15ª estará ligada ao comando de Cascavel. “O batalhão continuará tendo o seu comandante, porém, com estas subdivisões. Isso já ocorre atualmente, mas o Exército resolveu oficializar”, explicou Ferreira.
O número de militares em Bento também seguirá sendo o mesmo: 480, sendo 280 atuando no 6° BCom, 100 na 8ª Companhia e outros 100 na 15ª mecanizada. A incorporação mantém-se como antes, mas os recrutas serão distribuídos conforme sua aptidão. Uma mudança evidente será na farda: os militares da companhia mecanizada utilizarão boina preta, enquanto os demais seguirão usando o clássico verde-oliva.
Denominação “Batalhão Presidente Geisel” pode ser aprovada
O tenente-coronel Alexander Eduardo Ferreira pretende encerrar sua passagem em Bento, no final do ano, deixando uma homenagem histórica no 6°BCom: um incremento no nome do batalhão. Ele encaminhou para a aprovação do Exército a denominação de “Batalhão Presidente Geisel” para a estrutura militar local. “Seria uma forma de valorizar nossa história, a cidade e toda a estrutura conquistada pelo presidente militar do Brasil, o bento-gonçalvense Ernesto Geisel”, justifica Ferreira. “O nome sempre seguirá sendo 6° Batalhão de Comunicações, mas, em todos os documentos e ofícios, seria incrementada a expressão ‘Batalhão Presidente Geisel’”, completa. A denominação está em estudo pelo Exército Brasileiro e deve ser aprovada ainda neste ano.
Reportagem: Raquel Konrad
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.