Benefícios do Pilates

Em 1883, na Alemanha, na cidade de Monchengladbach, nascia Joseph Pilates, criador do Método Pilates. O primeiro estúdio que se tem conhecimento surgiu em 1923 com sua chegada a Nova Iorque, mas somente nos anos 40 que o método começou a repercutir, inicialmente entre dançarinos.

O método busca desenvolver um corpo uniforme, corrigindo postura, ativando a vitalidade física, revigorando a mente e elevando o espírito, e principalmente permitindo o domínio da mente sobre o controle completo do corpo humano. Seus principais princípios são baseados na concentração, na respiração, na centralização, no controle, na precisão, em movimentos fluídos, no isolamento e na rotina.

Através da concentração na realização dos exercícios, busca-se desligar-se do mundo exterior focando em movimentos precisos e requerendo buscar o poder do centro do corpo, onde todos os movimentos nascem. É importante para a execução dos exercícios aprender a respirar corretamente, como já dizia o próprio Joseph, pois o controle sobre a respiração, gera melhor coordenação dos movimentos. 

O Pilates nos possibilita aprender a arte do controle, pois todos os movimentos são controlados e gerados lentamente, fluindo de um para outro sem perder a precisão. Durante a realização dos exercícios, é possível trabalhar grupos musculares isolados, fortalecendo aqueles que estão fracos buscando harmonizar todo o corpo humano, além de criar uma rotina diária, na qual são inseridos exercícios no próprio ambiente domiciliar.

O Método Pilates é indicado para qualquer pessoa que busque equilíbrio do corpo ou até mesmo para tratar alguma patologia de origem musculoesquelética, principalmente, sendo indicado para pessoas das mais variadas idades, sejam elas crianças, adultos, idosos, como também mulheres grávidas.

Portanto, se você busca ter uma vida mais saudável com uma rotina de exercícios que busque alongamento, fortalecimento, diminuição das dores e prevenção de doenças, o Método Pilates se torna uma excelente opção, pois além de prevenir o ele é também utilizado na reabilitação. Mas não se esqueça de procurar por profissionais especializados que estejam aptos a cuidar da sua saúde.

Apoio: