Bento adere ao projeto “Brasil sem Frestas”
Na última semana, Bento Gonçalves passou a integrar o projeto não governamental “Brasil sem Frestas”. A ideia consiste em forrar casas de madeira, de famílias em vulnerabilidade social, utilizando chapas feitas a partir da junção de embalagens com propriedades isolantes, como caixas de leite. A primeira família beneficiada no município reside no distrito de Tuiuty.
O projeto foi criado em setembro de 2009, em Passo Fundo e, atualmente, é desenvolvido voluntariamente em todo país. Em Bento, o projeto foi uma iniciativa da psicóloga do Serviço de Atendimento Psicossocial (Caps AD) e responsável técnica da Comunidade Terapêutica Kátia Frizzo.
A arrecadação das caixas de leite acontece através de uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Habitação e Assistência Social, Saúde e Eduação, em diferentes pontos de coleta. “A primeira casa foi forrada com a ajuda dos pacientes da Comunidade Terapêutica. Eles produziram as chapas utilizando mais de 500 caixas. Os internos se sentem envolvidos com o fato de poderem ajudar outras pessoas e, com isso, o quadro de recuperação acelera. Eles mantêm o foco e se motivam mais”, afirma a psicóloga.
Para formar as chapas, as embalagens são abertas, grampeadas entre si, e depois, utilizando um grampeador de madeira, fixadas nas paredes. Além de isolar termicamente as residências, o projeto contribui para a preservação do meio ambiente.
Como ajudar
As doações de caixas de leite podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceacris), Unidades de Saúde e escolas municipais.
Conheça mais sobre o projeto Brasil sem Frestas acessando o blog caixadeleite-brasilsemfrestas.blogspot.com.br ou a página no Facebook. Informações pelo telefone 3052 0114.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.