Bento alcança 43% da cobertura vacinal contra poliomielite
Segundo a secretaria de Saúde, o número é abaixo do esperado. A imunização pode ser realizada em todas as unidades de saúde da cidade
Bento Gonçalves alcançou 43% da meta de imunização contra poliomielite. O dado divulgado, nesta sexta-feira, 26/08, pela secretaria de Saúde e está abaixo do esperado para a Campanha que encerra no dia 9 de setembro.
Devem ser vacinadas crianças menores de cinco anos e, também, é realizada a Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos). A imunização pode ser realizada em todas as unidades de saúde da cidade.
A secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, que esteve na manhã de sexta visitando o Centro de Referência Materno Infantil (CRMI), reforçou a importância das crianças tomarem a gotinha. “Convidamos que todos os pais, e responsáveis por crianças e adolescentes, levem seu filho até a unidade de saúde. No caso da poliomielite é importante manter a cobertura vacinal acima de 95%, para que as consequências da paralisia infantil não voltem para o país, e a doença siga erradicada. Procure a unidade mais próxima”, disse.
Vacinas disponibilizadas para crianças:
BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.
Vacinas disponibilizadas para adolescentes:
Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).