Bento amplia investimento nas categorias de base

O projeto de resgate do Bento Vôlei, que iniciou em 2013 sob o comando do presidente Marcos Paulo Machado e do jogador Dentinho, vai muito além de recolocar a equipe no primeiro escalão nacional. Mais do que um time adulto à altura dos principais do Brasil, a direção ambiciona categorias de base consolidadas, qualificadas e que voltem a ser protagonistas e modelo no Estado.

Para tanto, enquanto os comandados do técnico Fernando Rabelo seguem a caminhada na Superliga B, a direção vem trabalhando para injetar cada vez mais recursos nas categorias menores. Somente de 2014 para este ano, o clube triplicou o investimento na base, com recursos captados via leis de incentivo e patrocinadores privados. Mais do que agregar, o objetivo é qualificar. Um dos principais incentivos para os atletas são as parcerias com as escolas particulares Medianeira e Mutirão, o que proporcionará, em um primeiro momento, oito bolsas de estudos 100% custeadas. Em contrapartida, o clube dará visibilidade às instituições de ensino, tanto na camisa como em banners e outras ações promocionais. Também vem sendo negociado acordo com a UCS para beneficiar os atletas mais velhos, da base e do adulto.

A direção aposta nestas parcerias para atrair, também, potenciais jogadores de outros municípios, que começarão a ser captados em uma peneira que acontecerá no próximo domingo, dia 15. “A ideia é que a gente consiga ter mais infraestrutura fora de quadra para essas pessoas que vêm para cá, daqui a pouco podemos trazer atletas com contratos mais longos, envolvendo faculdades, isso é uma coisa que a gente está desde o ano passado trabalhando. Agora conseguimos efetivar a questão do Mutirão e Medianeira, mas tem outras em negociação que o clube deve, no decorrer do trabalho, fazer aparecer”, revela o presidente, ressaltando a importância da peneira para oportunizar a chance de que novos talentos ainda não descobertos venham a ser captados pelo clube. “O objetivo é trazer qualidade para dentro do projeto. A peneira não vai tirar lugar dos nossos aqui em hipótese alguma, na verdade a gente quer dar a oportunidade a crianças de Garibaldi, Farroupilha ou Caxias, que não tem um time adulto e uma estrutura que possa absorve-las. A gente quer observar o entorno, até mesmo cidades mais distantes, e agregar talentos que daqui a pouco estão largando o vôlei para estudar. Nós vamos dar o estudo para eles”, conta.

Outra investimento do clube para a base foi direcionado ao corpo técnico, com a contratação dos treinadores Reinaldo Bacilieri, campeão da Superliga B em 2014 no comando do São José; e Osmar Pohl, com passagem vitoriosa pela base da Sogipa. Além de voltar a ser referência na formação de atletas, a aspiração do presidente é fortalecer a cultura do voleibol na cidade. Machado sonha em ver o Bento disputando uma Superliga com a maior parte dos jogadores lapidada pelo próprio clube. “A questão é qualificar o projeto para que a gente possa, daqui a dois ou três anos, formar um grupo predominantemente com atletas locais. Por mais que a gente queira fazer isso hoje, a exigência de competição nacional requer um nível de jogadores e, infelizmente, a gente não consegue. Se perdeu essa formação no clube, se perdeu esse tempo e queremos que isso volte a acontecer nos próximos anos”, conclui.

A peneira acontecerá nos ginásios do Sesi, para o masculino; e do Susfa, para o feminino, em dois horários: na parte de manhã, das 10h às 12h, para os atletas de 11 a 15 anos; e à tarde, das 14h às 17h, para jovens entre 16 e 17 anos. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas diretamente nos ginásios, antes da realização dos testes, mediante a apresentação de identidade. 

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.