Bento apresenta saldo negativo de empregos em dezembro

Dados da Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho da UCS apontam 963 admissões e 1,7 mil desligamentos no período

Foto: arquivo/SERRANOSSA

A Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho, organizada pela UCS a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério da Economia, apontou uma diminuição no nível de empregos em dezembro em praticamente todos os municípios de abrangência da universidade. No total, foram 4,6 mil empregos encerrados.

Caxias do Sul foi o município que mais fechou vagas formais, com a destruição de 1,8 mil empregos, sendo a maioria na Indústria. Vacaria, Bento Gonçalves, Farroupilha e Flores da Cunha completaram o posto das cinco cidades que mais fecharam vínculos empregatícios no mês. Conforme análise da UCS foi observado que a destruição de empregos na região se concentrou no setor da Indústria, sendo um dos setores que mais encerrou oportunidades de trabalho em 12 das 14 cidades estudadas. Apesar do desempenho negativo, os municípios de Torres e Canela abriram vagas no período, principalmente no setor de Serviços.

Em Bento Gonçalves foram registrados 963 admissões e 1,7 mil desligamentos, resultando no fechamento de 689 empregos formais. O dado representa um decréscimo de 1,67% dos empregos. Dessa forma, a cidade contou com um estoque de 40,5 mil empregos formais. A Indústria foi o que mais impulsionou o resultado negativo do mês, com destruição de 542 postos de trabalho com carteira assinada, retração de 1,69%.
No total do ano de 2021 foram criados 2,2 mil empregos na cidade, ou seja, um aumento de 5,61% no nível de vínculos. Este resultado foi motivado pela Indústria, que criou 1,1 mil vagas no período.

Em dezembro de 2021 foram destruídos 689 empregos formais na cidade e o saldo ficou em -689, sendo que em dezembro de 2020 o número fechou em 224 postos. No total do ano, 2021 contou com 2,2 mil vagas criadas e em 2020 foram abertos 249 empregos.