Bento busca referência nas cirurgias de alta complexidade em traumatologia

A prefeitura de Bento Gonçalves quer trazer para o município a referência para as cirurgias de alta complexidade em traumatologia, hoje realizadas em Caxias do Sul. A proposta foi apresentada pelo prefeito Guilherme Pasin nesta quarta-feira, 22, durante reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), realizada em Garibaldi.

Conforme Pasin, o objetivo é diminuir a alta demanda existente – somente em Bento cerca de 700 pessoas aguardam a realização de procedimentos. "Bento Gonçalves está disposto a assumir esse gargalo, mas precisaremos da união de todos os municípios", destacou.

O Ministério da Saúde repassa ao município de referência R$ 140 mil, mas o custo do serviço é maior. A proposta é que este complemento, de cerca de R$ 300 mil, possa ser feito através de cofinanciamento entre os 23 municípios integrantes da região Vinhedos e Basalto (Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Parai, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata). O Hospital Tacchini já manifestou o interesse junto à 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) para oferecer este serviço e aguarda a confirmação dos municípios. 

 

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS