Bento chega a 230 casos confirmados de Coronavírus

Nesta terça-feira, 12/05, Bento Gonçalves confirmou 13 novos casos de COVID-19, saltando para 230 confirmações da doença. O boletim diário do Comitê de Atenção ao Coronavírus também indicou um aumento no número de curados: 7 novos pacientes já estão livres da COVID-19, totalizando 130 curados. Até o momento, 5 óbitos foram registrados em Bento.

Entre os 18 pacientes em estado grave estão duas crianças recém-nascidas. “É difícil analisar de onde veio o contágio, mas as mães têm Coronavírus. Então provavelmente foi uma contaminação da mãe com o bebê. Estão em tratamento intensivo e requerem uma grande atenção das equipes do Hospital Tacchini”, esclarece o secretário de Saúde, Diogo Siqueira. 

Além das duas crianças confirmadas com a doença, também há uma criança na UTI com suspeita da COVID-19. De acordo com a médica infectologista do Tacchini, Nicole Golin, apesar das confirmações, o agravamento do quadro de saúde dessas crianças está mais ligado à prematuridade, do que propriamente à doença. 

Na segunda-feira, 11/05, foram realizados 123 atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios no ambulatório de campanha da UPA 24h. Segundo a Secretaria, a maioria desses pacientes atendidos, que apresentam sintomas mais leves, é instruída a realizar isolamento domiciliar, sem a realização de testes. Isso porque a testagem rápida somente pode se realizada a partir do 10º dia do primeiro sintoma, e após pelo menos 3 dias sem a apresentação de sintomas – esse é o tempo médio para a produção de anticorpos, os quais são detectados por meio desse tipo de teste.

Após, essas pessoas são monitorados diariamente via telefone e testadas assim que se enquadrarem no protocolo. No momento, 61 confirmados com a doença e 745 suspeitos estão sendo monitorados de casa. 

Foto: Freepik