Bento contará com 16 pontos de recebimento de lâmpadas

As lâmpadas fluorescentes surgiram como uma alternativa economicamente viável em substituição as incandescentes. No entanto, da solução de um problema econômico, tornou-se um problema para o meio ambiente, pois os seus componentes internos apresentam uma pequena quantidade de mercúrio, um metal pesado e muito volátil.

Por estes motivos, surge a preocupação dos órgãos ambientais e de saúde pública, para que haja a correta destinação, evitando que as lâmpadas sejam fontes de contaminação. A Secretaria do Meio Ambiente (SMMAM), junto à organização Reciclus, de São Paulo, definiu 16 possíveis pontos de coleta de lâmpadas fluorescentes e de LED, de maneira que os diversos bairros do Município possam ter um ponto de coleta.

A SMMAM realizou uma visita a esses pontos e conversou com os responsáveis. O convênio é estabelecido entre Reciclus e comércio, a Prefeitura fica responsável pela logística de encontrar empreendimentos interessados. 

Nesta segunda-feira, 1° de abril, na Casa das Artes, a Organização tirou as dúvidas de empresários e comerciantes do Município a respeito da coleta e vantagens em destinar corretamente o resíduo. Participaram também estudantes do Colégio Landell de Moura.

O secretário interino do Meio Ambiente, Carlos Quadros, agradeceu a disponibilidade da Reciclus em atender o município e ressaltou que a destinação correta de resíduos é uma das prioridades da Administração no que tange ao meio ambiente.

O representante da instituição Willian Gutierrez parabenizou Bento Gonçalves pela iniciativa em aderir o projeto. “O município estava nos planos de 2020, mas fico feliz que vocês tiveram o senso de conscientização antes”, afirmou.

Segundo a coordenadora do setor de Educação Ambiental, bióloga Simone Lemos, a demanda desse tipo de resíduo é grande no Município. “Com a vinda da Reciclus eliminaremos os gastos do comércio, e vamos, com certeza, dar conta de todo o passivo que temos”, frisou.

Participaram também do encontro, os secretários de Educação, Iraci Luchese Vasques, e de agricultura, Dorval Brandelli, e o presidente da União das Associações Comunitárias de Bairros, Pedro Vitor Rizzo.

 

Como vai funcionar

Os consumidores são responsáveis em encaminhar as lâmpadas fluorescentes compactas e tubulares de mercúrio, sódio ou mistas gratuitamente até o coletor da Reciclus mais próximo de sua localidade. O coletor Reciclus que será fornecido sem custo à loja, torna-se um ponto de contato e um captador de lâmpadas.

A transportadora é acionada dependendo da demanda de cada local e fará o encaminhamento para as Empresas Recicladoras para a consolidação e o tratamento correto dos elementos que compõem as lâmpadas.

Chegando às recicladoras, é feito a reciclagem de materiais como vidro, que representa 95% da composição de uma lâmpada, podendo assim ser reaproveitado e se tornar um novo produto, bem como outros elementos que compõem as lâmpadas, como o pó fosfórico ou os componentes metálicos.

Empreendimentos ou consumidores que tiveram grandes quantidades já armazenadas devem destinar de forma parcial em qualquer um dos pontos.


Possíveis pontos de recebimento

Apolo, loja no Shopping Bento

Bertamoni Materiais Elétricos, Juventude

Braido Iluminações, Centro

Caitá, Cidade Alta

Center Luz Materiais Elétricos, Cidade Alta

Cristo Rei Materiais Elétricos, Cidade Alta

Supermercado Desco, Botafogo (já possui contêiner e, por isso, já estão aptos a receberem os materiais)

Grepar, lojas no Progresso e Glória

Fruteira São Roque, São Roque

Ferragem Barracão, Ouro Verde

Mercado Nichetti, São Marta

Mercado Santa Clara, Fátima

Severgnini Materiais de Construção, Santa Helena

Supermercado Andreazza, Licorsul