Bento deve reformular ainda nesta semana calendário da segunda dose para antecipar aplicações

A prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da secretaria de Saúde, afirmou que deverá reformular o calendário de aplicação da segunda dose das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca ainda nesta semana. A partir desta quarta-feira, 14/07, o Estado deverá iniciar a distribuição de uma remessa extra para os municípios, que possibilitará a redução de 12 para 10 semanas entre a primeira e a segunda dose. "Assim que recebermos essa remessa, já vamos reorganizar as datas para antecipar essas aplicações", garantiu a secretária de Saúde, Tatiane Fiorio. 

Apesar do anúncio da redução do intervalo entre as doses ter sido dado na segunda-feira, 12/07, a prefeitura aguardava a publicação oficial da medida. Na terça-feira, 13/07, o Estado publicou a resolução nº 190/21 – CIB/RS, confirmando a redução do intervalo. No documento também ficou definida a prioridade na vacinação de lactantes, que estejam amamentando bebês de até 12 meses. 

A decisão de reduzir o tempo de aplicação entre a D1 e a D2, conforme o Estado, foi decorrente da suspeita de dois casos da variante Delta (com origem na Índia) no RS e a quantidade de doses de vacinas AstraZeneca reservadas para a segunda dose na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi).