Bento Digital: instabilidade na conexão

Uma equipe do SERRANOSSA foi às ruas para testar novamente a qualidade da internet gratuita oferecida pela prefeitura de Bento Gonçalves. Há quase um ano, o mesmo teste apontou que em apenas uma das praças o serviço era condizente com o anunciado. Desta vez, foi possível acessar a internet em três dos cinco locais onde o sinal deveria estar disponível. Na Via Del Vino e na praça Vico Barbieri, ambas no Centro, a rede sem fio “Bento Digital” não foi localizada. 

Segundo a prefeitura, a Via Del Vino oferece o serviço somente em uma área restrita, bem em frente ao Palácio Municipal. Apesar da afirmação de que a rede estaria funcionando, testes com diversos equipamentos não detectaram o sinal no local. Na Vico Barbieri, a falha no acesso teria sido causada pelo rompimento de cabos de fibra ótica em função do mau tempo, mas a situação foi normalizada há duas semanas, segundo a prefeitura. A única praça que apresenta a velocidade de conexão e de downloads conforme as especificações (5 megabytes) é a Achyles Mincarone, no bairro São Bento. Já nas praças Centenário (Centro) e padre Rui Lorenzini (Cidade Alta), a qualidade do sinal oferecido é excelente, mas a velocidade fica abaixo da divulgada. De acordo com a prefeitura, o sinal aberto também está disponível no interior do Ginásio Municipal, que permanece fechado durante o dia, razão pela qual o teste não foi realizado no local.

Conforme o diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Ctec), Roberto Carraro, a velocidade oferecida em todos os locais é de 5 megabytes, porém o sinal varia conforme a quantidade de acessos simultâneos à rede. 

A equipe da Ctec possui ferramentas que monitoram o número de usuários que estão conectados à rede em cada ponto – na tarde do último dia 22 (segunda-feira), por exemplo, 30 pessoas estavam utilizando o sinal “Bento Digital”. Entretanto, não há dados estatísticos gerais sobre a quantidade de acessos em diferentes horários e dias da semana. Carraro também comenta que não existe um estudo sobre o custo do serviço aos cofres públicos e que, por ora, a prefeitura não pretende ampliar o sinal para outros pontos da cidade.

Como conectar

Para utilizar a internet sem fio, o usuário precisa de um aparelho com capacidade para receber sinal wireless. Basta localizar e selecionar a rede “Bento Digital” para estabelecer a conexão, sem necessidade de senha. O perímetro de alcance dos equipamentos que disponibilizam o sinal varia entre 20 e 30 metros e há bloqueio de sites com conteúdo considerado inapropriado, como pornografia.

Um ano antes

No teste feito pelo SERRANOSSA em maio do ano passado, o sinal de internet funcionou perfeitamente na Via Del Vino e na praça Achyles Mincarone (bairro São Bento), mas deixou a desejar na praça Vico Barbieri, onde não houve conexão apesar do teste ter sido realizado com diversos equipamentos e em vários pontos. Na época, as praças Centenário e padre Rui Lorenzi eram consideradas locais de teste. Assim como neste ano, a única área a contar com a velocidade compatível com os 5 megabytes previstos no programa e que se mantinha estável durante o uso era a praça do bairro São Bento.

Reportagem: Elisa Rossi Kemmer


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.