Bento é a cidade mais desenvolvida do Estado
Pelo segundo ano, Bento Gonçalves lidera o ranking das cidades gaúchas mais desenvolvidas segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o levantamento acompanha a evolução socioeconômica dos 5.565 municípios brasileiros. No ranking nacional, Bento ocupa a 15ª colocação. A boa pontuação do município foi alcançada pelo desempenho positivo no quesito emprego e renda. O indicador ainda leva em conta as áreas de educação e saúde.
O índice varia de zero (mínimo) a um ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (0,6001 a 0,8) e alto desenvolvimento (0,8001 a 1). Bento Gonçalves atingiu 0,9102, um aumento de 3% em relação ao ano anterior.
O levantamento utiliza-se de estatísticas oficiais divulgadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Em 2012, os dados oficiais mais recentes disponíveis eram de 2010, o que possibilitou uma análise detalhada das transformações sociais que marcaram o Brasil na primeira década dos anos 2000. O estudo começou em 2008, comparando os anos de 2005 e 2000, e permite determinar com precisão se a melhora ocorrida em um município foi decorrente de medidas políticas ou apenas reflexo da queda de outras cidades no ranking.
No RS
No Rio Grande do Sul, 96% das cidades apresentam nível de desenvolvimento de moderado a alto. Dos 496 municípios do Estado, 30 atingiram alto patamar de desenvolvimento, sendo que quatro deles figuraram entre os 100 maiores IFDMs do país: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha e Santa Cruz do Sul.
Reportagem: Carina Furlanetto
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.