Bento é destaque em competitividade turística
O Ministério do Turismo (MTur) estuda, desde 2008, o Índice de Competitividade do Turismo Nacional (ICTN). A metodologia, desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), tem o intuito de mensurar, de forma objetiva, diversos aspectos, que indicam o nível de competitividade dos destinos turísticos. O estudo avalia 13 dimensões e 62 variáveis nos 65 destinos considerados indutores pelo MTur – entre eles, Bento Gonçalves. “Se o município trabalha nestas 62 variáveis, é um sinal de que há, realmente, um planejamento para o desenvolvimento do turismo sustentável”, traduz a secretária de Turismo, Ivane Fávero.
Na série histórica, a média geral do Brasil foi de 52 pontos em 2008, subiu para 54 em 2009 e chegou a 56 este ano. Já Bento Gonçalves atingiu 59,3 em 2008, subiu para 60,3 em 2009 e chegou a 65,7 em 2010, na escala de 1 a 100 (veja a tabela comparativa do Balanço Geral). De maneira geral, Bento situa-se com nota baixa em monitoramento – mesmo estando acima da média nacional – e, em contrapartida, avançou consideravelmente no índice de marketing e promoção do destino, por exemplo. “Aspectos ambientais foi uma dimensão com nota em queda, porque [diferentemente dos outros dois anos] informamos a verdade: não há separação de esgoto cloacal com fluvial em Bento”, justifica Ivane.
Os pesquisadores levaram, em média, cinco dias em cada um dos municípios para levantar os dados. O índice e as premiações provenientes dele são, segundo a secretária de Turismo, um estímulo para que o município continue avançando. “Queremos continuar tendo bons índices e, se possível, atingir até outros. Afinal, competitividade é o fato de querer ser melhor a cada ano”, afirma.
Andreia Dalla Colletta
Leia a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br