Bento e Garibaldi registram baixa adesão na terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe encerra na próxima semana em todo o Brasil, mas alguns municípios da região da Serra Gaúcha têm registrado baixa adesão dos grupos prioritários da terceira e última fase. Essa última etapa envolve crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos, professores, doentes crônicos, indígenas e pessoas privadas de liberdade. 

De acordo com os últimos dados do setor de imunizações da secretaria de Saúde de Bento, até o momento foram vacinas 3.263 crianças, o que representa apenas 48,50% da meta estipulada para esse público. O número é ainda menor entre as gestantes: somente 454 mulheres procuraram os postos de saúde para se vacinarem, 41% da meta. Para o coordenador do setor, Maichel Manfredini, o receio de contágio pelo novo Coronavírus pode ser um dos fatores da baixa adesão. “Em relação às gestantes, fica um pouco difícil ter a certeza de que quantitativo temos delas no município. Mas eu acredito que a COVID-19 está influenciando. Os pais estão com um pouco de receio de levar as crianças até as unidades”, acredita. 


 

Na primeira fase da campanha, o município chegou ao total de 16.513 idosos e 4.194 trabalhadores da saúde imunizados, representando mais de 100% da meta estipulada. “O Ministério da Saúde utiliza como base o senso de 2012 [para calcular o número de pessoas de cada grupo prioritário]. Temos uma defasagem de 8 anos, por isso vacinamos mais que a meta estipulada”, explica Manfredini. Para os demais grupos prioritários, não há uma meta específica estipulada, mas o Ministério da Saúde solicita que sejam vacinados entre 90% a 100% da população total. 

Em Garibaldi, além das crianças e das gestantes, também foram estipuladas metas para puérperas e adultos, os quais registraram adesão mais baixa do que as crianças e gestantes. De acordo com os últimos dados divulgados pela prefeitura, foram vacinadas apenas 31 puérperas (61% da meta) e 928 adultos entre 55 a 59 anos (51% da meta). 

A campanha seguirá até o dia 05/06, sexta-feira que vem. Para receber a imunização, é preciso apresentar documento de identidade ou a caderneta de vacinação. A secretaria de Saúde de Garibaldi recomenda que pessoas com sintomas gripais aguardem uma melhora no quadro para buscar a imunização.

De acordo com o setor de imunizações de Bento, caso ainda haja doses após a vacinação dos grupos prioritários, elas serão disponibilizadas para a população em geral – como acontece anualmente. 

Vacinação para caminhoneiros

Nos dias 13/05 e 14/05, 600 profisisonais de transporte foram vacinados no posto da PRF em Bento Gonçalves, na BR-470. A ação será repetida, em parceria com a secretaria de Saúde de Bento e o SEST/SENAT, no dia 03/06, quarta-feira à tarde, também no posto da PRF em Bento. O foco serão caminhoneiros, ajudantes de motoristas e motoristas de van.

Foto: Priscila Pilletti