Bento é o oitavo município que mais arrecada no RS

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) lançou na noite de quinta-feira, dia 20, a Revista Panorama Socioeconômico de Bento Gonçalves 2014 com dados referentes ao ano de 2013. Está é a 43ª edição do levantamento. Com uma população estimada em 112.318 habitantes e 10.227 empresas, ou seja, uma empresa para cada quase 10 habitantes, o município possui o 14º Produto Interno Bruto (PIB) do estado – R$ 3,33 bi –, apesar de ter a 18ª população. O Índice de Participação dos Municípios mostra que Bento Gonçalves é o oitavo município que mais arrecada no estado. No ano anterior Bento ocupava o 10º lugar.

A pesquisa traz, em 210 páginas, dados que retratam a realidade econômica do município. O estudo mostra que a cidade, considerando o faturamento bruto das empresas, cresceu 9,8% em relação a 2012. O destaque ficou com o comércio com um crescimento de 11,4%, colado por serviços com 11,3%. A indústria foi quem menos cresceu, com 9%. Por outro lado, o crescimento real foi de 2,1%, ficando abaixo do crescimento do PIB brasileiro no mesmo período, que foi de 2,3% e do gaúcho, de 5,8%, ambos impulsionados pelo agronegócio.

A parcela da população economicamente ativa e ocupada (15 anos ou mais) aumentou 3%, passando de 70% para 73% da população, o que retrata o aumento da geração de empregos no período. Os 43.053 empregos formais em 2012 pularam para 45.079 no ano passado, um crescimento de 4,6%. A construção civil representou um incremento de 19% na geração de empregos.

A Revista Panorama Socioeconômico de Bento Gonçalves tem a coordenação do diretor da Área de Comunicação e Marketing do CIC/BG, Ricardo Da Campo, e a comissão organizadora formada pelo presidente do CIC/BG, Leonardo Giordani, Caroline Moras Basso, Diego Bertolini, Fabiano Larentis, Juliano Massoco, Laudir Piccoli e Lucinara Masiero.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.