Bento em Vindima: construção de carros alegóricos esquenta os preparativos para a festa

Serão sete carros alegóricos para desfiles que serão realizados nos dias 16, 23 e 30 de janeiro e 6,13 e 20 de fevereiro

Foto: Rodrigo De Marco 

No dia 14 de janeiro inicia o Bento em Vindima, uma das festas mais tradicionais da região. A edição deste ano contará com novidades, uma delas os desfiles de carros alegóricos, distribuídos em sete alas. No momento, a prefeitura afirma que já estão sendo finalizados os figurinos que compõem os carros, representando diversas fases da evolução das culturas no mundo, até chegar na cultura e a imigração de famílias italianas na Serra Gaúcha, muitas destas estabelecidas em Bento Gonçalves.

Ao todos mais de 100 figurantes participarão dos desfiles performáticos, que ocorrerão nos dias 16, 23 e 30 de janeiro e 6, 13 e 20 de fevereiro, sempre aos domingos, às 17h30, ocupando toda a extensão da rua Marechal Deodoro, seguindo até a Igreja Santo Antônio.

“Estamos preparando com muito carinho e dedicação um grande evento que irá promover Bento Gonçalves para o mundo. Além de nossa comunidade poder aproveitar os 19 dias do Bento em Vindima, poderá imergir na história da construção de Bento Gonçalves. Para os turistas que vem viver a colheita da uva terão um motivo a mais para permanecer em nossa cidade”, destaca o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.

Confira como será cada ala

Ala 01

Esta ala representa a formação do mundo, o início de tudo. Representado pelo homem atlas, está dividido em 3 partes: o princípio de tudo, a pré-história e os egípcios.


Ala 02

Dos egípcios para a Grécia e Roma. Esta ala tem como principal personagem Dionísio da Grécia, Baco de Roma, expoente com seu tigre, é seguido por seus seguidores fiéis: as ninfas e sátiros.


Ala 03

Uma ala muito especial retrata a vinda dos imigrantes italianos para cá. A ideia é mostrar através deste carro a bravura destas pessoas que aqui chegaram trazendo suas principais virtudes, a coragem e fé.


Ala 04

A chegada a Cruzinha, a terra prometida. Essa ala trará elementos fortes como o desbravar da floresta e o trabalho na construção da colônia. Das primeiras casas de pedra a plantação, o início de tudo.

Ala 05

A religiosidade foi fator importante na epopeia italiana e em especial em Bento Gonçalves, estabelecida fortemente em torno da Igreja do padroeiro Santo Antônio. Da fé a emancipação da cidade, esta ala trará fortes elementos revivendo momentos importantes de nossa história.


Ala 06

A festa das festas. A comemoração da boa safra, a pisa da uva, as músicas típicas, foram os pilares desta ala. É a partir daqui que apresentamos a união do povo que trabalha fortemente com as tradições trazidas da Itália que permanecem até os dias de hoje.


Ala 07

O gran finale. Está ala fará uma conexão direta entre Itália principalmente a região do Vêneto com Bento Gonçalves, trazendo a união dos povos, da multicultura, encerrando com uma grande festa que apresentará fortes símbolos de Bento Gonçalves: o vinho, a pipa pórtico e a ponte dos arcos do Rio das Antas.